Microsoft e Facebook batem novo recorde de velocidade com cabo submarino (sem mudar o cabo)

Marea, cabo submarino que liga os Estados Unidos à Europa, chegou a 26,2 terabits por segundo

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Cabo Marea

O Marea, cabo submarino de propriedade da Microsoft e do Facebook, bateu um novo recorde de velocidade: 26,2 terabits por segundo. A taxa foi atingida em um experimento realizado para melhorar a eficiência da transferência de dados, sem precisar de nenhum cabo novo.

Pelas especificações do Marea, composto de oito pares de fibra óptica, seria possível atingir velocidades teóricas de até 160 terabits por segundo, ou seja, 20 Tb/s por par. No entanto, os pesquisadores testaram uma nova modulação, chamada de 16QAM, e conseguiram aumentar a capacidade do sistema em cerca de 20%.

O pesquisador Pierre Mertz explica que “em uma fibra óptica, é desejável transportar mais dados por segundo, o que chamamos de capacidade da fibra, e também ser capaz de enviar o sinal por longas distâncias, o que chamamos de alcance óptico”. Entretanto, “se você tentar aumentar os limites da capacidade da fibra, reduzirá o alcance”.

A velocidade de 26,2 Tb/s é a maior já obtida em um cabo do tamanho do Marea, que liga as cidades de Virgínia Beach e Bilbao, nos Estados Unidos e na Espanha, por meio do Oceano Atlântico. Ele tem 6.605 km de extensão, fica localizado a cerca de 5,2 mil metros abaixo da superfície do mar e pesa o equivalente a 34 baleias azuis*.

Cabo Marea

O melhor é que os testes foram realizados no cabo que já está instalado (ainda bem, porque o custo estimado dessa belezinha é de US$ 300 milhões) e não precisaram de nenhum equipamento novíssimo — tudo o que foi utilizado está disponível comercialmente. Ou seja, o estudo também pode servir como base para ampliar a capacidade de outros cabos submarinos espalhados pelo globo.

Os resultados da pesquisa serão apresentados na próxima semana, em um evento sobre fibra óptica que acontece em Los Angeles. De qualquer forma, eles têm tempo antes de implantar a tecnologia: a taxa de transferência média atual do Marea é de apenas 9,5 Tb/s hoje.

(* Você sabia que uma baleia azul pode pesar até 190.000 kg? Gente.)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados