Google Fotos é desativado na Android TV após mostrar contas de terceiros

A falha no Google Fotos expôs nomes e fotos de perfil de centenas de usuários de Android TV

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android TV (Imagem: Reprodução/Google)

O Android TV, sistema do Google para televisões, reúne vários recursos. Um deles é o protetor de tela, que exibe imagens de sua conta no Google Fotos enquanto a TV não está sendo usada. A função, no entanto, está colocando a privacidade de muita gente em risco.

Uma falha no aplicativo do Google Home torna possível visualizar contas de centenas de usuários sem qualquer autorização. Com o erro, a empresa decidiu desabilitar o recurso até encontrar uma forma de corrigi-lo.

O problema foi descoberto no domingo (3) por um usuário do Android TV. Ele acessou a área de contas vinculadas no aplicativo do Google Home, que se conecta à televisão, e descobriu que ela mostrava nomes e fotos de perfil de pessoas que ele não conhecia.

Por sorte, as fotos salvas na conta de cada pessoa não puderam ser acessadas. “Basicamente, ela lista o que imagino ser cada pessoa que possui essa televisão”, afirmou o usuário, no Twitter. “Isso é uma incompetência chocante”.

Inicialmente, ele acreditou que o problema seria restrito aos usuários que têm uma televisão da marca indiana Vu. Porém, outro proprietário de uma Android TV afirmou que percebeu o erro em um modelo da também indiana iFFalcon.

Ainda não há detalhes sobre quantas pessoas teriam sido afetadas pelo erro, mas o Google afirma que está trabalhando para solucioná-lo. Ao XDA Developers, a companhia disse que leva a privacidade dos usuários extreamamente e confirmou que o recurso foi temporariamente desabilitado.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados