Google Home expande suporte a comandos de voz em português

Google Home permite controlar dispositivos de casa conectada, como lâmpadas, usando comandos de voz em português

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Mack Male/Flickr

Os alto-falantes Google Home e Home Mini conseguem entender comandos de voz em português desde o ano passado, incluindo perguntas e rotinas para realizar uma sequência de tarefas. Nos últimos dias, os usuários no Brasil repararam que também é possível controlar dispositivos de casa conectada, como lâmpadas, usando o Assistente em nosso idioma.

O usuário @AdrianooRodr do Twitter demonstra em vídeo que é possível ativar as lâmpadas de um cômodo através de voz: o Google Home responde quase que imediatamente ao comando “OK Google, acender cozinha”. A usuária @jujubas teve sucesso ao fazer algo semelhante. Este recurso não estava disponível anteriormente.

Aparentemente, o suporte a português no Google Home e Home Mini está presente apenas para usuários do Android. Para ativá-lo, siga estes passos:

  • abra o aplicativo Google Home;
  • no canto inferior direito, toque em Conta;
  • toque em Configurações e selecione a aba Assistente;
  • toque em Idiomas;
  • toque no idioma atual e depois escolha a opção Português (Brasil).

Vale lembrar que o Google ainda não reconhece oficialmente o português como idioma suportado no Google Home. Este artigo de suporte lista apenas o inglês (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Índia, Cingapura), alemão, coreano, dinamarquês, espanhol (Espanha e México), francês, francês canadense, holandês, italiano, japonês, norueguês e sueco.

O Google diz em sua conta oficial do Twitter: “estamos sempre testando coisas novas em nossos produtos, mas não temos nenhuma novidade para compartilhar no momento sobre a língua portuguesa no Google Home”.

Google Home perdeu (e recuperou) suporte ao português

O suporte ao português no Google Home apareceu em outubro do ano passado, ainda em beta. Ele funcionava inicialmente apenas no iOS e foi expandido para o Android.

Mas, em janeiro deste ano, o alto-falante deixou de responder a comandos em nosso idioma. O Google disse no Twitter, em resposta a um usuário: “o idioma em português ainda não se encontra implementado, a versão que você acessava era apenas uma versão beta”.

Então, ainda em janeiro, nosso idioma voltou — mas aparentemente só para usuários do Android. Ele está presente no Google Home e Home Mini; relatos dizem que o Google Home Hub, com interface gráfica e tela de 7 polegadas, não funciona com o Assistente em português.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados