Testamos o modo de realidade aumentada do Google Maps no Brasil

Função está em testes e é liberada apenas para alguns usuários classificados como Guias Locais

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Sem alarde ou nota oficial, o Google Maps começou a testar a função de realidade aumentada para traçado no aplicativo e que é feito a pé. Ainda sem raposa pulando pela tela, a novidade foi apresentada durante o Google I/O do ano passado e exibe alertas para onde a pessoa deve ir, com ajuda da câmera do smartphone.

Este modo de navegação do Maps foi apresentado ao público em 2018, durante a conferência anual da empresa para desenvolvedores, o Google I/O. A ideia é de utilizar a câmera de smartphones para trabalhar em realidade aumentada e exibir na tela as instruções sobre a direção que o usuário precisa seguir.

Como é o RA no Google Maps

No começo deste mês a empresa começou a liberar o recurso, ainda em fase de testes iniciais, para os Guias Locais que estão ao menos no nível 5, mas sem incluir o Brasil na lista. Neste final de semana encontrei o recurso funcionando por aqui, ao menos foi o que aconteceu em São Paulo.

Para funcionar, você precisa traçar uma rota e escolher a opção de ir caminhando. Um novo botão aparece na parte inferior da tela, chamado “Iniciar RA”. Fiz um teste em um curto trajeto e o sistema funcionou como deveria, mas mostrou que ainda leva algum tempo para entender os prédios e placas.

Para saber onde você está o app utiliza o GPS e as ferramentas de posicionamento, mas também tira proveito de imagens do Street View para comparar com o que vê pela câmera do celular, para saber em qual direção você apontou o aparelho. Com base nestas informações, algumas setas aparecem no display e marcam a rota correta.

É possível continuar usando a navegação neste modo, mas o Maps pede que o smartphone seja baixado para que a pessoa continue prestando atenção na calçada e na rua – ele desliga as setas e alertas, forçando a atenção do usuário para onde deve.

Ao final, uma seta aponta o local de destino e respeita até mesmo o lado da rua que ele está. Durante o uso o aplicativo levou alguns segundos para identificar a localização com base em imagens – eu estava utilizando conexão 4G, mas com bom sinal. Em uma esquina ele simplesmente não entendeu nada, mas ainda assim exibia o mapa (sem RA) e era possível continuar andando.

Como o foco é para dar dicas em poucos momentos da caminhada, se você baixa o celular, o modo de realidade aumentada é desligado e isso economiza energia – a tela fica escura, o que ajuda ainda mais. É só levantar o celular novamente e a câmera é aberta, com mais uma análise das imagens para continuar o trajeto.

Durante todo o uso o aplicativo mostra que está em fase alfa, que é ainda antes dos testes beta. Erros são comuns e sempre no final do percurso o feedback é solicitado, para dizer ao Google se a experiência foi positiva.

Perguntei ao Google do Brasil se existe alguma novidade sobre este modo de uso do Google Maps e a resposta que recebi foi que “O Google trabalha constantemente com o intuito de trazer novidades que possam auxiliar na vida dos usuários. Estamos sempre testando novas funcionalidades”. Não explicou muita coisa, mas também não negou.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados