Epic Games Store escaneia seu cache local do Steam
CEO da Epic Games Store assumiu a culpa por ter criado uma ferramenta que acessa dados da Steam.
A Epic Games Store veio ao mundo com uma promessa bastante tentadora: pagar mais aos desenvolvedores, sem cobrar mais de quem compra o jogo. Deu certo, chamou atenção, mas aparentemente a empresa responsável pelo sucesso de Fortnite está bisbilhotando alguns arquivos de sua concorrente no PC dos jogadores: a Steam.
- Epic Games Store adota mesma política do Steam para reembolso de jogos
- Ubisoft escolhe Epic Games Store em vez de Steam para lançar The Division 2
A denúncia partiu de usuários do Reddit, que afirmam ter notado que a loja estava rodando alguns processos para acessar arquivos DLL sem a permissão do usuário. As informações coletadas incluem dados sobre o hardware que o computador tem e algumas coisas da pasta da Steam.
O CEO da Epic, Tim Sweeney, diz que os dados são apenas sobre a lista de amigos da plataforma concorrente e que são coletados somente quando o jogador concede o acesso. Sem explicar o motivo do cache da Steam ser acessado, o executivo prometeu que mudará alguns parâmetros do programa que dá acesso à loja, para que qualquer acesso seja feito de forma mais transparente e com o consentimento do usuário.
A resposta do diretor executivo da empresa também inclui a responsabilidade pela coleta de dados. “Na verdade, é minha culpa fazer com que a equipe do launcher oferecesse suporte para isso de forma muito veloz”, comenta Sweeney sobre a implementação do importador de contatos.
A Valve, empresa responsável pela Steam, diz que está investigando quais são as informações coletadas pela empresa concorrente.
Com informações: The Next Web e Bleeping Computer.