Microsoft lança prévia de antivírus para macOS

Microsoft Defender ATP, como antivírus para Mac foi batizado, está sendo disponibilizado para empresas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Defender ATP
Microsoft Defender ATP

Para muita gente, antivírus para macOS é uma ideia que não faz sentido, mas a Microsoft não pensa assim. A companhia acaba de anunciar uma prévia do Microsoft Defender Advanced Threat Protection (ATP) para Mac, um antivírus que tem os mesmos moldes do Windows Defender. Só que ele não vai estar disponível para todos os usuários, pelo menos não inicialmente.

  • 8 dicas para aumentar a vida útil da bateria do MacBook
  • Teste a velocidade da sua internet com o Speed Test do Tecnoblog

Na verdade, o software tem como foco usuários corporativos. O Microsoft Defender ATP vai ser disponibilizado a empresas e outros tipos de organizações, e fará parte do Microsoft 365, conjunto de soluções corporativas que inclui o Office 365, o Windows 10 e as ferramentas do Enterprise Mobility + Security.

Mesmo assim, soa estranho que um antivírus para macOS tenha sido colocado nesse pacote. A Microsoft explica, porém, que o objetivo primário é atender a empresas que usam tanto Macs quanto PCs. Uma solução de segurança unificada deve facilitar o trabalho dos departamentos de TI, no entendimento da companhia.

Esse também é mais um movimento da Microsoft em direção a uma estratégia multiplataforma. Jared Spataro, vice-presidente corporativo da Microsoft para Office e Windows, compara a novidade à decisão da companhia de levar o Office ao iPad e Android, ideia que acabou sendo bem aceita no mercado.

O Microsoft Defender ATP está sendo disponibilizado para macOS Mojave, macOS High Sierra e macOS Sierra, por ora, em um programa fechado (requer cadastro), e será atualizado por meio do Microsoft AutoUpdate para Mac.

A Microsoft não deixou claro se pretende liberar o Defender ATP para usuários domésticos em algum momento.

Com informações: TechCrunch, VentureBeat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados