Celulares da Nokia são investigados na Finlândia por enviarem dados à China

Localização e número de telefone estão entre os dados enviados; HMD Global diz que corrigiu falha de software

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nokia 7 Plus

A HMD Global, que atualmente vende celulares com a marca Nokia, está sendo investigada pela Finlândia porque seus aparelhos enviaram dados sem criptografia para servidores da China. Isso inclui o IMEI, o número de telefone e a localização do smartphone. A empresa diz que isso ocorreu devido a uma falha de software já corrigida.

Um usuário do Nokia 7 Plus descobriu o envio de informações e expôs a situação para a NRK, emissora pública de rádio e TV da Noruega. As informações eram enviadas para um servidor cujo domínio pertence à operadora China Telecom.

Leia também: Nokia 7 Plus e 8 Sirocco: hardware interessante com Android puro

Entre os dados, estavam presentes o número de IMEI, o ICCID dos SIM Cards (uma espécie de identificador único do chip de celular), endereço MAC e até mesmo o número de telefone e a localização do dispositivo.

A HMD Global diz que nenhum dado pessoal foi compartilhado com terceiros, e afirma que uma falha de software presente em um lote de smartphones já foi consertada. A empresa alega que as informações não foram processadas e os usuários não foram identificados com base nos dados.

A empresa defende que se tratava de um software de ativação do celular que deveria ser usado em outro país, mas que foi incluído erroneamente no lote. A Nokia, que licencia sua marca, preferiu não comentar o caso. A HMD Global não vende smartphones oficialmente no Brasil.

Com informações: Reuters, Pplware.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados