Huawei P30 Pro ultrapassa Galaxy S10+ e Xiaomi Mi 9 em teste de câmera do DxOMark

Huawei P30 Pro está em primeiro lugar no ranking do DxOMark; celular também conseguiu boa nota nos testes de câmera frontal

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Huawei P30 Pro

A Huawei é conhecida por suas ótimas câmeras traseiras de celular, e não é para menos: o novo P30 Pro está em primeiro lugar no ranking do DxOMark. O aparelho superou a pontuação do Samsung Galaxy S10+, Xiaomi Mi 9 e Apple iPhone XS Max. Ele também conseguiu uma boa nota nos testes de câmera frontal.

A câmera traseira do Huawei P30 Pro reúne uma série de tecnologias para oferecer uma imagem melhor. O sensor principal de 40 megapixels usa um arranjo RYYB em vez de RGGB, substituindo pixels verdes por amarelos para aumentar a sensibilidade à luz.

O sensor secundário de 8 MP fica em posição perpendicular: a luz entra através de um “periscópio”, direcionada por um prisma, permitindo um zoom híbrido de 10x. Há ainda o sensor de 20 megapixels com lente ultrawide, e o sensor de profundidade ToF (time of flight).

Com isso, o Huawei P30 Pro atingiu a nota 112 nos testes de foto e vídeo do DxOMark. O Galaxy S10+ divide o segundo lugar com o Huawei Mate 20 Pro e Huawei P20 Pro; eles tiveram pontuação de 109. O Xiaomi Mi 9 vem logo atrás, com 107 pontos; enquanto o iPhone XS Max conseguiu 105 pontos.

Huawei P30 Pro e iPhone XS Max

O DxOMark explica que o P30 Pro teve um bom desempenho em quase todas as categorias de teste. A câmera oferece um equilíbrio muito bom entre detalhes e ruído, renderizando detalhes pequenos e texturas finas “melhor do que a maioria dos concorrentes em todos os níveis de iluminação”, ao mesmo tempo em que mantém os níveis de ruído baixos.

Além disso, o autofoco “funciona perfeitamente em todas as situações”; a exposição é boa mesmo em níveis de luz extremamente baixos; e o alcance dinâmico não é tão grande quanto no Mate 20, mas ainda é muito bom.

Zoom de 10x no Huawei P30 Pro, iPhone XS Max e Galaxy S10+

As críticas do DxOMark ficam para a renderização de cores e os artefatos. A saturação nas fotos é um pouco baixa em todos os níveis de iluminação; há também mudanças de matiz “bastante intrusivas” em alguns casos, e falhas de imagem ao redor de fontes de luz.

Em gravação de vídeo, o P30 Pro está entre um dos melhores dispositivos que o DxOMark já testou, apesar de não ser o melhor (essa honra vai para o Xiaomi Mi 9). A estabilização de imagem é muito boa; há um bom meio-termo entre renderização de texturas e redução de ruído; e o autofoco funciona de forma confiável.

No entanto, a perda de detalhes e o aumento dos níveis de ruído ficam mais notáveis em pouca luz. Além disso, a reprodução de cores nem sempre é fiel, e o equilíbrio de branco sofre algumas instabilidades durante a gravação.

Zoom de 5x no Huawei P30 Pro, iPhone XS Max e Galaxy S10+

Huawei P30 Pro tem câmera frontal de 32 megapixels

O DxOMark também avalia a câmera frontal de alguns celulares. O Huawei P30 Pro ficou em quarto lugar no ranking com 89 pontos, atrás do Galaxy S10+ (96 pontos), Google Pixel 3 (92) e Galaxy Note 9 (92). O Xiaomi Mi 9 não foi testado.

A câmera frontal de 32 megapixels do P30 Pro tem boa exposição, reprodução precisa de cores e gama dinâmica ampla. Ela também consegue simular o efeito bokeh com precisão aceitável, borrando o plano de fundo.

No entanto, apesar de sua resolução alta, a câmera não captura tantos detalhes quanto os concorrentes, especialmente em condições de pouca luz. E como ela tem foco fixo, em vez de automático, rostos acabam ficando borrados se estiverem muito longe (a 120 cm de distância).

Este é o ranking completo do DxOMark Selfie para câmeras frontais:

  • Samsung Galaxy S10+: 96 pontos (101 em foto, 88 em vídeo)
  • Google Pixel 3: 92 pontos (99 em foto, 83 em vídeo)
  • Samsung Galaxy Note 9: 92 pontos (96 em foto, 86 em vídeo)
  • Huawei P30 Pro: 89 pontos (90 em foto, 88 em vídeo)
  • Xiaomi Mi Mix 3: 84 pontos (83 em foto, 85 em vídeo)
  • Apple iPhone XS Max: 82 pontos (81 em foto, 82 em vídeo)
  • Samsung Galaxy S9 Plus: 81 pontos (81 em foto, 81 em vídeo)
  • Google Pixel 2: 77 pontos (80 em foto, 71 em vídeo)
  • Huawei Mate 20 Pro: 75 pontos (73 em foto, 79 em vídeo)
  • Samsung Galaxy S8: 73 pontos (71 em foto, 75 em vídeo)
  • Huawei P20 Pro: 72 pontos (67 em foto, 79 em vídeo)
  • Apple iPhone X: 71 pontos (74 em foto, 66 em vídeo)
  • Meitu V6: 59 pontos (58 em foto, 61 em vídeo)
  • Intex Aqua Selfie: 22 pontos (17 em foto, 29 em vídeo)

Efeito bokeh simulado no Huawei P30 Pro

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados