WhatsApp permitirá bloqueio de mensagens muito reenviadas em grupos

Novo recurso valerá para mensagens encaminhas cinco ou mais vezes em grupos do WhatsApp

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
WhatsApp (Imagem: Pexels)

Impedir que mensagens reenviadas frequentemente em grupos continuem sendo espalhadas deverá ser uma das novidades do WhatsApp para um futuro próximo. O objetivo é dificultar a disseminação de notícias falsas, bem como diminuir o alcance de mensagens com pouca ou nenhuma relevância.

A informação vem do WABetaInfo, site com um longo histórico de revelações sobre o WhatsApp. O veículo diz que, na verdade, dois recursos estão sendo preparados: Forwarding Info (algo como “informações de reenvio”) e Frequently Forwarded Message (algo como “mensagem encaminhada frequentemente”).

Com a primeira função, o WhatsApp vai permitir que você saiba quantas vezes uma mensagem foi reencaminhada. Para tanto, basta tocar nela por alguns instantes e, no menu que aparecer, escolher a opção que mostra mais detalhes sobre ela — é a mesma área que, atualmente, informa quando a sua mensagem foi recebida e lida.

Mas existe uma limitação: a opção que mostra esses detalhes só aparece para as suas próprias mensagens, razão pela qual você terá que reencaminhar determinado conteúdo para saber quantas vezes isso foi feito antes.

Certamente, o bloqueio de mensagens reencaminhadas vai ser mais útil. O recurso está sendo desenvolvido para ser uma configuração opcional de grupo, portanto, poderá ser acessada e modificada somente pelos administradores.

Quando ativado, os participantes do grupo ficarão impedidos de passar para frente uma mensagem encaminhada frequentemente. Por padrão, será considerada como tal a mensagem que tiver sido reenviada cinco ou mais vezes.

WhatsApp - bloqueio de mensagens reenviadas frequentemente

É verdade que o usuário ainda poderá copiar e colar o conteúdo em uma nova mensagem, mas a expectativa é a de que o bloqueio dificulte ou pelo menos retarde a disseminação de notícias falsas e afins.

Ainda não há data para essas novidades serem disponibilizadas. Por ora, sabe-se apenas que ambos os recursos estão sendo testados nas versões beta do WhatsApp para Android, embora também deva chegar ao iOS.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados