Plano digital Vivo Easy não pode usar SIM card digital dos iPhones

Operadora admite falha na habilitação de eSIM para clientes de planos pré-pago e controle; Vivo Easy não terá chip virtual

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Loja da Vivo (Imagem: Divulgação)

Após diversos relatos e uma tentativa frustrada do próprio Tecnoblog em habilitar uma linha da Vivo em um eSIM, a operadora admitiu falha no sistema de ativação para clientes do pré-pago e controle. Além disso, ela divulgou que o plano Vivo Easy não poderá ser ativado no SIM Card virtual dos novos iPhones.

Na semana passada, a operadora inicialmente informou que o eSIM estaria disponível para qualquer plano de pessoa física. No entanto, clientes do pré-pago, controle e Vivo Easy tiveram dificuldades na ativação do SIM Card virtual e ficaram sem sinal.

Nesta terça-feira (9), a Vivo esclarece que uma inconsistência sistêmica impediu a ativação do eSIM em linhas de planos pré, pós e Vivo Easy. Ela promete divulgar quando o serviço estiver disponível para o pré-pago e controle. Por fim, ela informa que o eSIM não será disponibilizado para o Vivo Easy, sem oferecer qualquer justificativa.

A notícia chega como um balde de água fria para quem utiliza o Vivo Easy, que é um plano digital, 100% controlado através de um aplicativo, e tem como principal benefício o fato do saldo de dados não ter data de validade.

Como o Vivo Easy é um plano digital, seria até mais plausível que fosse o primeiro plano compatível com eSIM, com contratação e habilitação de linha pelo próprio aplicativo; infelizmente, não é o caso.

O Tecnoblog perguntou para a Vivo qual motivo impede a habilitação de eSIM para clientes do Vivo Easy, mas até o momento da publicação não obtivemos resposta. Este post poderá ser atualizado.

O comunicado da Vivo segue abaixo na íntegra:

A Vivo informa que disponibilizou o serviço de habilitação do e-SIM para todos os seus clientes que possuem dispositivos móveis – smartphones e smartwatches – embarcados com este recurso e homologados pela Anatel, como os iPhones Xr, Xs, Xs Max, além dos relógios Apple Watch Series 4 e Galaxy Watch.

Porém, foi identificada uma inconsistência sistêmica na habilitação de planos Pré-pago, Controle e Vivo Easy. Assim que a correção ocorrer, divulgaremos a disponibilidade do serviço que serão para o Pré-Pago e Controle. Não será disponibilizado para o Vivo Easy.

A operadora acrescenta que os clientes que ainda não realizaram a migração para o e-SIM, podem seguir utilizando normalmente os serviços atrelados aos seus planos por meio do SIM Card físico. Nos casos em que a migração para o e-SIM não tenha ocorrido com sucesso, a Vivo orienta que o cliente retorne a uma loja da operadora, onde será realizada a habilitação de volta ao SIM Card físico.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados