Google Maps está prestes a exibir anúncios com mais frequência

O Maps é visto, dentro do Google, como um serviço com potencial de aumentar as receitas da empresa

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google entende que todos os espaços que estavam à disposição para anúncios na busca convencional já estão sendo usados. Por isso, pretende buscar saídas em serviços como o Google Maps, que deve expandir as áreas de publicidade.

Segundo a Bloomberg, a plataforma deve passar a destacar com mais frequência pontos patrocinados conforme o seu perfil. O plano é visto dentro da empresa como uma ótima oportunidade de aumentar as receitas com anúncios.

O chefe de negócios do Google, Philipp Schindler, afirmou recentemente que a publicidade no Google Maps deve concentrar em quatro pontos. O primeiro está ligado ao destaque de locais patrocinados durante a rota, assim como o que já acontece no Waze.

Além disso, o aplicativo mostrará mais anúncios para quem pesquisa por um tipo de estabelecimento específico. Ao pesquisar por restaurantes ou supermercados, por exemplo, o serviço destaca uma das empresas que pagaram para ter essa visibilidade.

A publicidade se estenderá também para recomendações personalizadas e ponteiros diferenciados para empresas na sua região. A vantagem do Google Maps para anunciantes é ter informações sobre onde você mora e trabalha, além dos locais que costuma frequentar.

O diretor de gerenciamento de produto para o Google Maps, Rajas Moonka, explica que a empresa tem sido cuidadosa para não ser agressiva ao exibir os anúncios. “Queremos destacar as coisas que estão ao seu redor e mostrá-las próximas a você de uma forma que não atrapalhe sua experiência”, afirma.

O Google Maps já exibe, desde 2016, ponteiros patrocinados por lojas de departamentos e de materiais de construção, por exemplo. Em alguns casos, os anúncios também aparecem para quem usa a busca padrão do Google.

Em 2018, a empresa começou a mencionar nomes de grandes empresas durante rotas do Maps. Em vez de pedir para fazer a curva em uma avenida específica, o app diz para “virar a direita no Starbucks”, por exemplo. O Google afirma que este caso não se trata de publicidade e, sim, de uma forma mais simples de orientar os usuários.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados