Atari VCS vai ter processador da nova linha AMD Ryzen R1000
Atari VCS deveria ser lançado em julho, mas foi adiado para o fim de 2019

Embora tenha sofrido vários adiamentos, o projeto do Atari VCS ainda está de pé. Prova recente disso é que, nesta terça-feira (16), a AMD apresentou os processadores Ryzen Embedded R1000 e, no mesmo anúncio, revelou que um dos novos chips equipará o console.
Inicialmente chamado de Ataribox e com visual inspirado no Atari 2600 original, o Atari VCS foi anunciado em julho de 2017. A ideia do console é não só a de reavivar jogos clássicos, como também rodar títulos mais recentes e permitir que o usuário consuma outros formatos de mídia nele.
O equipamento está em pré-venda no Indiegogo desde maio de 2018. Na primeira fase da companha, o projeto arrecadou cerca de US$ 3 milhões. Na atual etapa, outros US$ 3 milhões já foram obtidos.
A previsão era de que as primeiras unidades do Atari VCS fossem enviadas aos compradores no próximo mês de julho, mas o prazo foi adiado para o fim de 2019. Nas palavras da própria Atari, a decisão visa permitir que o projeto receba algumas melhorias. Entre elas está uma mudança de processador. Sabe-se agora que o novo chip é um dos modelos da recém-anunciada linha Ryzen Embedded R1000 para sistemas embarcados.
São dois modelos. Não está claro qual deles estará presente no Atari VCS, mas as especificações de ambos são muito parecidas:
De acordo com a AMD, a série Ryzen Embedded R1000 suporta até três telas 4K e é compatível com codecs como H.265 e VP9. Os padrões de conexão DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0b também são suportados.
Por aí dá para ter uma noção um pouco mais clara do que o Atari VCS irá oferecer. A ficha técnica do equipamento inclui ainda 8 GB de RAM DDR4, 32 GB de armazenamento (eMMC) expansíveis com HD externo e sistema operacional Linux Atari OS.
É claro que os chips Ryzen Embedded R1000 não são exclusivos do Atari VCS. A AMD sinaliza que a linha também será usada por outros empresas na fabricação de thin clients, equipamentos de rede e sistemas industriais, por exemplo.