Vídeos mostram como o Huawei P30 Pro enxerga longe com zoom de 50x

Huawei P30 Pro tem câmera com quatro sensores que permitem dar zoom óptico de 5x, híbrido de 10x e digital de 50x

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Huawei P30 Pro tem uma câmera com quatro sensores que permitem dar zoom óptico de 5x, híbrido de 10x e digital de absurdos 50x. O smartphone não permite gravar vídeos nativamente no zoom de 50x, mas usuários encontraram uma forma de fazer isso — e ele realmente consegue ver mais longe do que qualquer outro. O celular será anunciado no Brasil junto ao P30 Lite em 30 de abril.

Segundo a Huawei, o zoom do P30 Pro é tão poderoso que pode até capturar imagens nítidas da Lua. No entanto, o app de câmera só permite gravar vídeos com zoom de até 15x; para ir além disso, é necessário utilizar o modo foto.

Diversos usuários descobriram uma forma de contornar essa limitação: basta gravar a tela no modo foto e usar o zoom digital de 50x. Sim, o nível de zoom será exibido bem no meio da tela, e a câmera vai perder o foco às vezes, mas os resultados impressionam mesmo assim.

Veja abaixo o que nosso editor-executivo Paulo Higa conseguiu gravar com o P30 Pro; ele está testando o smartphone para um futuro review:

Este usuário do Twitter também conseguiu chegar bem perto de uma janela com o zoom de 50x:

Aqui, um vizinho resolve fechar a janela depois de ser visto pela câmera da Huawei:

No vídeo abaixo, Daniel Anohin dá zoom na Casa Branca de Moscou, sede do governo russo, até chegar ao brasão de armas no topo:

O restaurante está do outro lado da rua e você quer consultar o cardápio? Sem problema:

Aqui, é possível ver uma bolsa na loja que está no outro lado da rua:

https://www.youtube.com/watch?v=bqSjvH0-2KU

E sim, dá para ver a Lua com relativa nitidez; o Huawei P30 Pro identifica automaticamente quando o usuário tenta tirar uma foto de nosso satélite natural:

A câmera do P30 Pro, além de conseguir a maior nota do DxOMark e desafiar o modo noturno do Google Pixel, consegue atingir níveis de zoom antes impossíveis em um smartphone. Você pode conferir mais exemplos aqui, aqui e aqui.

É algo notável e talvez um pouco assustador: não estamos acostumados a ter zoom de 50x disponível em um aparelho de bolso. Talvez isso se torne uma preocupação no futuro, à medida que mais celulares adotarem essa tecnologia; por enquanto, esta é uma demonstração do patamar em que a tecnologia da Huawei chegou.

O Huawei P30 Pro e o P30 Lite serão anunciados no Brasil em 30 de abril; eles devem chegar às lojas em maio. O preço ainda não foi revelado; na Europa, o P30 Pro custa 999 euros na versão com 128 GB de armazenamento.

Cuidado com o vídeo viral “filmado” no Huawei P30 Pro

Ah, sim: talvez você tenha visto um vídeo viral, supostamente do Huawei P30 Pro, que mostra alguém em um andar alto de um prédio dando zoom no pátio onde duas pessoas jogam xadrez chinês; é possível ver os detalhes das peças do tabuleiro.

No entanto, há vários sinais de que esse vídeo foi gravado com uma câmera tradicional. O zoom é muito fluido, como se fosse realizado por um motor; no P30 Pro, ele é manual e tem alguns saltos, como você deve ter notado nos exemplos acima.

Além disso, mesmo que essa fosse uma gravação de tela, seríamos capazes de ver o nível de zoom — que deveria aparecer bem no meio da tela. Várias câmeras têm zoom óptico de 50x ou mais, como a Sony DSC-HX300, a Canon PowerShot SX530 HS e a Nikon Coolpix P900.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados