Microsoft cancela projeto do Windows 10 que trazia abas ao Explorador de Arquivos
Microsoft preparava "sets" para Windows 10, que permitia reunir aplicativos diferentes em abas de uma só janela
A Microsoft estava preparando um recurso para o Windows 10 que permitiria reunir aplicativos diferentes em uma só janela, colocando abas até mesmo no Windows Explorer. Ele se chamava “sets” e chegou a ser testado por usuários do programa Insider, mas nunca foi lançado. A empresa desistiu dessa ideia, que dependia do navegador Edge para funcionar.
- Microsoft Surface Hub 2S tem tela de 50 polegadas e custa US$ 9 mil
- Apple deve trazer Tempo de Uso e Atalhos do iPhone para o macOS
https://www.youtube.com/watch?v=3lEjuU-XFHg
Fontes dizem à Mary Jo Foley, do ZDNet, que a Microsoft abandonou planos para implementar os sets no Windows 10. Os usuários ficaram confusos com esse recurso, e a aceitação em geral não foi boa. Isso também exigiria “muito trabalho extra” da equipe de engenharia do Office para funcionar com o Word e PowerPoint.
Rich Turner, gerente sênior de programas na Microsoft, corrobora essa informação: ele diz no Twitter que “a experiência de abas fornecida pelo Shell [do Windows 10] morreu”.
Os sets eram basicamente uma extensão do Edge para todos os aplicativos no Windows 10. No entanto, a Microsoft decidiu refazer seu navegador com base no Chromium. Ela teve que escolher se iria refazer integrá-lo novamente aos Sets, explica Foley, o que levaria bastante tempo; isso ajudou a “matar” o recurso de vez.
Os Sets foram anunciados pela primeira vez no final de 2017. Inicialmente, eles apareciam somente em aplicativos universais (UWP), como o Email, Calendário e OneNote, além do próprio Edge. Pouco tempo depois, ele já funcionava com alguns programas Win32 tradicionais: era possível usar abas no Explorador de Arquivos, Bloco de Notas, Prompt de Comando e PowerShell.
O Windows Explorer parecia pronto para ganhar abas: ele tinha um comando “Abrir nova guia” acessível pelo atalho de teclado Ctrl + T, além da opção “Abrir em nova guia” ao clicar com o botão direito em uma pasta.
Tudo isso acabou. Mas ainda há alguma esperança: o PowerShell deve ganhar suporte a abas pois isso “tem alta prioridade na nossa lista de tarefas”, escreve Rich Turner no Twitter. O Windows 10 não vai mais implementar guias em todo aplicativo, mas o recurso ainda poderia ser adotado individualmente. Será que o Explorador de Arquivos vai ganhar isso no futuro?