Galaxy S9 e S10 rodam Linux no Samsung DeX
Linux já pode rodar em mais dispositivos Samsung, mas com provável limitação pela memória RAM
A Samsung já estava trabalhando com uma versão de testes fechada do Linux dentro da plataforma DeX, chamada de Linux on DeX, desde o ano passado, mas a partir dessa semana o programa abriu para mais modelos e mais pessoas. Nela a empresa da Coreia do Sul permite rodar uma versão do Ubuntu nos Galaxy S9, S9+, todos os Galaxy S10 e até o intermediário Tab S5e.
- Samsung lança Galaxy S10 5G nos EUA por até US$ 1.400
- Samsung vai investir US$ 116 bi para se tornar líder em CPU de celular
Esta versão do Ubuntu é alterada para rodar em processadores ARM, que são os que equipam os dispositivos adicionados nesta atualização, junto dos anteriores. Antes dela apenas o Galaxy Note 9 e o Tab S4 eram compatíveis, mas agora a marca garante que até o intermediário Tab S5e pode rodar sem problemas – ele tem um Snapdragon 675 e trabalha com 4 GB ou 6 GB de RAM.
O Linux on DeX entrega uma experiência muito mais próxima de um PC do que o próprio DeX, que é apenas uma interface alterada do Android e que conta com todas as limitações de um sistema operacional feito para smartphones. O Ubuntu, mesmo que em versão para ARM, permite acesso ao mundo de aplicações para Linux e o objetivo é de auxiliar desenvolvedores para que criem apps para aparelhos móveis, em aparelhos móveis.
Mesmo com foco em desenvolvimento, é tentadora a ideia de rodar um sistema operacional de computador em um Tab S4, que tem hardware bastante potente com o Snapdragon 835. Só vale lembrar que a autonomia de bateria certamente será afetada pelo uso mais pesado do dispositivo.
Agora, com a novidade, é possível rodar o Linux on DeX nos seguintes aparelhos:
- Galaxy Note 9
- Galaxy Tab S4
- Galaxy S9
- Galaxy S9 Plus
- Galaxy S10
- Galaxy S10e
- Galaxy S10 Plus
- Galaxy S10 5G
- Galaxy Tab S5e
Se você tem um destes e está interessado, é só entrar neste link e seguir as instruções para instalação. por fim, vale o lembrete de que alguns destes aparelhos contam com 4 GB de RAM e a quantidade não é confortável para um sistema operacional completo de computador – que facilmente tem mais do que isso.
Com informações: SlashGear.