Windows 10 recebe notificações do Android e espelha tela do celular no PC

Microsoft expande espelhamento de tela para mais celulares da Samsung e OnePlus, e testa ditado em português do Brasil no PC

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft está atualizando o aplicativo Seu Telefone para incluir uma novidade: espelhamento de notificações do celular no PC. Isso será oferecido para quem tiver a versão mais recente do Windows 10 e um smartphone com Android 7.0 Nougat ou superior. Além disso, se você tiver um aparelho da Samsung ou OnePlus, poderá espelhar a tela dele no computador.

O Windows 10 consegue receber as notificações do Android em tempo real; ver todas elas em um só lugar, na Central de Ações; e limpá-las individualmente ou em grupo. Também é possível personalizar quais apps vão notificar você no PC, para evitar um bombardeio de alertas. Sim, é algo bem semelhante ao Pushbullet, mas já integrado ao sistema.

Vale lembrar que o recurso está em prévia, por isso ainda não é possível enviar respostas através de uma notificação. Além disso, alguns alertas podem não aparecer automaticamente; neste caso, você precisará clicar em Atualizar no computador.

O app Seu Telefone está disponível na Microsoft Store. A Microsoft vai distribuir o espelhamento de notificações para usuários no programa Insider testando a atualização May 2019 Update. Isso deve funcionar com qualquer smartphone rodando Android 7.0 Nougat ou superior, independente da marca.

Windows 10 espelha tela de mais celulares Android

Além disso, a Microsoft expandiu o espelhamento de tela no app Seu Telefone para mais celulares. Inicialmente, esse recurso funcionava apenas no Samsung Galaxy S8, S8+, S9 e S9+. Agora, é possível usá-lo também no OnePlus 6, OnePlus 6T, Galaxy S10e, S10, S10+, Note 8 e Note 9.

Com o espelhamento, você pode ver e interagir com a tela do smartphone através do PC, além de abrir e usar aplicativos. É algo semelhante ao Samsung SideSync e Dell Mobile Connect, porém nativo do sistema.

Para o espelhamento do Seu Telefone funcionar, é preciso ter um PC compatível com Bluetooth Low Energy em papel periférico (peripheral role); é possível checar isso no Gerenciador de Dispositivos. Também é necessário rodar o May 2019 Update ou versão mais recente do Windows 10.

Windows 10 transcreve fala em português para texto

Você lembra que a Microsoft está testando duas versões do Windows 10? Uma delas está prevista para maio, enquanto a outra será lançada em 2020. Trata-se da versão 20H1, que recebeu uma novidade nesta sexta-feira (26): suporte a ditado em português do Brasil.

Funciona assim: você seleciona um campo de texto, usa o atalho Win + H e começa a falar; suas palavras serão transcritas automaticamente pelo Windows. Para interromper, pressione Win + H novamente. Há também um botão de microfone no teclado virtual (de toque).

Esse recurso estava disponível apenas em inglês dos EUA, mas será expandido para mais idiomas, incluindo português do Brasil, espanhol, francês, alemão e mandarim. Isso pode ser encontrado na build 18875, oferecida através do programa Windows Insider no canal “Modo Rápido” (Fast ring).

A build 18875 também corrige aquele bug estranho que impedia o Windows 10 de ser instalado em PCs com pendrive ou cartão de memória conectado. O problema que atribuía outra letra para unidades USB ou SD foi resolvido.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados