Facebook Messenger promete mais velocidade e novo app para desktop

Facebook Messenger quer ser o app de mensagens mais rápido do planeta, e prepara versão nativa para Windows e macOS

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 meses
Facebook / Criptografia

O Facebook anunciou algumas novidades para o Messenger durante a conferência F8: ele tem o objetivo de ser o aplicativo de mensagens mais rápido do planeta; prepara uma nova aba Amigos com status e stories; e deve adotar a criptografia ponta-a-ponta por padrão em toda conversa. Haverá também um app nativo para Windows e macOS.

A equipe do Messenger está tocando um projeto interno chamado Lightspeed, com o objetivo de acelerar o desempenho do aplicativo para iOS. Seu código foi completamente reescrito para reduzir o consumo de bateria e o armazenamento: ele ocupa 30 MB e abre em 1,3 segundo (sem estar na memória antes). Ele será lançado ainda este ano.

Haverá um app nativo para desktop, a ser lançado no Windows e macOS no final de 2019. O programa terá suporte a videochamadas em grupo e outros recursos. O Facebook já oferece um aplicativo para Windows 10, mas ele é portado do iOS (através do Projeto Islandwood) e não funciona tão bem.

Além disso, seguindo o mantra “o futuro é privado” de Mark Zuckerberg, o Messenger vai adotar criptografia de ponta-a-ponta por padrão, assim como no WhatsApp. Sim, você já pode usar o recurso “conversa secreta”, mas ele é atualmente opcional e só funciona no iOS ou Android.

A aba Amigos vai mudar, transformando-se em uma rede social para amigos e família. Em vez de apenas listar seus contatos, ela dará destaque para status em texto e stories (fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas). Isso será lançado ainda em 2019.

Por fim, o Messenger vai ganhar um recurso Watch Together para assistir vídeos com seus amigos. Será basicamente uma videochamada com um campo para inserir texto, onde será possível comentar sua opinião sobre um vídeo ou série. Isso já está sendo testado, e será lançado globalmente ainda este ano.

Com informações: Facebook.

Receba mais sobre Facebook Messenger na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados