Instagram testa esconder número de likes e medidas contra bullying

Medidas incluem alerta nos comentários ofensivos e até maior controle sobre a interação que um usuário pode ter em uma conta específica

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Instagram (Imagem: geralt/Pixabay)

Durante o F8, evento criado pelo Facebook para desenvolvedores que utilizam alguns de seus apps, o Instagram afirmou que está testando medidas que podem diminuir a quantidade de comentários classificados como bullying, além de oferecer novas formas de bloqueio de interação de alguns usuários.

Atualmente a única forma de bloquear uma pessoa é eliminando por completo o acesso dela para uma conta específica. Nos testes que o Instagram afirmou estar trabalhando, um usuário pode ser impedido apenas de comentar na conta que o bloqueou, o que ainda permite ver e curtir todo o conteúdo que está disponível.

Além deste exemplo, a rede social afirmou que há outros tipos de limitações no mesmo teste, que permite configurar o nível de interação de pessoas com contas de terceiros. Um recurso que poderia ser aplicado e que é utilizado no YouTube (na minha opinião é o melhor de todos), é ocultar o usuário do canal. Ativado, o usuário continua lendo os comentários, assistindo os vídeos e comentando, mas apenas ele pode ler os próprios comentários.

Outro recurso em teste e que pode ser importante para tentar diminuir a crescente comunidade tóxica que permeia a rede, é um alerta que é enviado ao usuário quando o Instagram detecta que um comentário pode ser agressivo – antes mesmo de ser publicado, enquanto ainda está sendo redigido. A ideia não é de impedir que o comentário seja publicado, mas sim para que a pessoa que está escrevendo possa pensar se deve ou não continuar e publicar.

Por fim, um teste que já está acontecendo em algumas contas do Canadá esconde a quantidade exata de curtidas que uma postagem recebeu. A rede social diz que o objetivo é de diminuir a competitividade entre contas, que pode ser agressiva e gerar estresse entre os usuários que buscam fotos apenas pelos likes.

O Instagram afirmou que está expandindo todos os testes aos poucos e coletando dados sobre a aceitação, ou rejeição deles.

Com informações: Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados