Google insere AR no buscador e adiciona recursos ao Lens em celulares

Recursos estarão disponíveis a partir do final deste mês para todos os usuários e não necessitam de apps extras

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google anunciou hoje (7), durante sua apresentação no Google I/O, que a busca que é feita a partir de um smartphone pode exibir conteúdo em realidade aumentada, sem a necessidade de qualquer aplicativo extra. Um objeto poderá ser visualizado em 3D na tela do aparelho ou sobreposto com a imagem que vem da câmera do gadget.

O gigante das buscas utilizou três exemplos para mostrar as capacidades do novo recurso. O primeiro foi o músculo de uma pessoa, que exibiu um modelo 3D e interativo do músculo conectado ao esqueleto humano. Depois uma busca por um par de tênis da marca New Balance, que colocou uma representação do calçado na tela e que depois foi inserido na casa do provável comprador, para ver se as cores combinam com a roupa.

Por fim, a demonstração exibiu uma busca sobre um tubarão, que fez o mesmo que os outros exemplos. O que chamou atenção é que o modelo tridimensional era animado, com detalhes até mesmo para as fileiras de dentes e que estavam em escala para tamanho real.

Outras empresas já incluíram produtos para este novo recurso, como NASA, Samsung, Target, Visible Body, Volvo e Wayfair.

Google Lens agora dá sugestões

O Google Lens já é capaz de exibir informações sobre pinturas, monumentos e até identificar um produto real para levar o usuário até a loja onde ele é comercializado. Na apresentação, o gigante das buscas mostrou que ao abrir o Lens e mostrar o cardápio de um restaurante, o programa automaticamente destaca qual é o prato mais popular do local e, tocando no nome, imagens aparecem para quem não conhece como ele é.

Depois de comer, o Lens foi capaz de calcular uma gorjeta (nos Estados Unidos ela não é fixada em 10%, como no Brasil) e dividir a conta, quando a conta impressa foi identificada.

Por fim a apresentação mostrou que o aplicativo pode ser utilizado em conjunto com revistas para abrir conteúdo em vídeo, como é o caso da Bon Appétit. O mesmo já é feito em museus, como no Young Museum, em São Francisco, onde o contexto das obras é exibido pelo app.

O Google Lens está presente dentro do app de câmera de várias fabricantes, no aplicativo do Assistente e no Google Fotos. Ele também estará presente no Google Go, versão reduzida do buscador, com 100 KB de tamanho e que é focada em smartphones de entrada – neste caso apenas a tradução de placas e textos será inserida, com o português na lista de idiomas suportados.

Todos os novos recursos estarão disponíveis a partir do final de maio deste ano.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados