Sharp Aquos R3 tem Snapdragon 855 e tela de 120 Hz com dois notches

Aquos R3 tem notch para abrigar a câmera frontal e outro entalhe para leitor de digitais; tela tem 120 Hz para experiência mais fluida

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Sharp parece estar viciada em notches: o Aquos R3 tem dois entalhes na tela, um na parte superior para abrigar a câmera frontal; e outro na parte inferior para o leitor de digitais. O Aquos R2 Compact, lançado no ano passado, também adotava esse design. O destaque do novo celular fica para a taxa de atualização de 120 Hz, que promete uma experiência mais fluida.

A taxa de atualização de 120 Hz oferece animações mais suaves, rolagem mais fluida e resposta mais rápida ao toque em relação a celulares com 60 Hz. São poucos os dispositivos com tela de 120 Hz: temos o Razer Phone 2 e o iPad Pro (a Apple chama a tecnologia de ProMotion).

A tela do Aquos R3 tem 6,2 polegadas, resolução Quad-HD+ e display Pro IGZO feito pela Sharp. Por dentro, encontramos o processador Snapdragon 855, 6 GB de RAM e armazenamento de 128 GB não-expansível. A bateria de 3.200 mAh tem suporte a carregamento Qi sem fio.

Há duas câmeras na traseira que funcionam de um jeito diferente em relação a outros celulares. Uma delas é exclusiva para fotos: ela tem sensor de 12,2 megapixels, lente com abertura f/1,7 e estabilização óptica de imagem.

A outra câmera é só para vídeos: o sensor de 20 megapixels tem suporte a pixel binning, ou seja, consegue combinar pixels adjacentes para agirem como um só, absorvendo mais luz. A estabilização é eletrônica. Enquanto isso, a câmera frontal tem 16,3 megapixels.

O Aquos R3 será lançado com Android 9 Pie; a Sharp ainda não revela preço, mas costuma vender seus celulares apenas no Japão.

Fabricantes estão migrando de notch para tela sem bordas

É curioso que, até pouco tempo atrás, nenhum smartphone tinha notch. O Essential Phone abriu o caminho, o iPhone X adotou o entalhe, e várias fabricantes seguiram a tendência. Agora, temos celulares com dois notches: o Aquos R3 e o Aquos R2 Compact.

Inclusive, o próprio Google permite emular dois notches nas opções de desenvolvedor:

Felizmente, várias fabricantes estão caminhando para telas sem notch e quase sem bordas, adotando uma câmera frontal retrátil — é o caso do Xiaomi Mi Mix 3, Oppo Find X, e Samsung Galaxy A80.

Outras empresas vão mais longe: a chinesa Vivo lançou o NEX Dual Display Edition com tela secundária na traseira, que permite usar a câmera para tirar selfies.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados