Walmart encerra vendas online no Brasil e foca em lojas físicas

Loja online do Walmart Brasil anuncia fim das atividades; empresa vai se concentrar nas 400 lojas físicas de atacado e varejo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Walmart (Imagem: Mike Mozart/ Flickr)

A loja online do Walmart Brasil fechou as portas nesta sexta-feira (10): a empresa decidiu encerrar sua operação na internet por corresponder a uma “parcela mínima das vendas totais da companhia”. Em vez disso, ela vai se concentrar em suas 400 lojas físicas de atacado e varejo no país.

“Queremos dividir com você a nossa decisão de suspender em 10/05/2019 as atividades do comércio eletrônico Walmart.com.br”, informa o site da empresa. “Sabemos da importância do mundo digital e trabalharemos em um novo projeto que vai oferecer a todos vocês uma melhor experiência online.”

O site também menciona os endereços de e-mail para contato caso você tenha comprado algo através do marketplace, ou caso seja um vendedor. Desde 2017, a loja brasileira do Walmart trabalhava apenas no modelo de marketplace, sem estoque próprio.

Em comunicado ao G1, a empresa diz: “o Walmart Brasil anuncia hoje os primeiros passos na reformulação na sua estratégia digital. Inicialmente, será descontinuada a operação de marketplace, que hoje representa uma parcela mínima das vendas totais da companhia”.

O Walmart ainda não revela qual será essa estratégia digital, mas diz que seu foco estará no atacado, clube de compras e varejo físico devido ao “enorme potencial de crescimento”.

Walmart vendeu 80% da operação brasileira em 2018

Em 2018, 80% das operações do Walmart no Brasil passaram para as mãos da Advent International, que investe em capital de risco e tem sede nos EUA. Os 20% restantes continuam com a Walmart americana, que registrou perda de US$ 4,8 bilhões gerada por essa venda.

A empresa chegou ao Brasil em 1995, mas não conseguiu vencer concorrentes mais estabelecidos como o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour. Acredita-se que as operações por aqui nunca geraram lucro. E ela acabou voltando sua atenção para os EUA depois que a Amazon acirrou a concorrência no varejo dos EUA, com a compra da rede Whole Foods.

Para reerguer a empresa no Brasil, a Advent está se concentrando em lojas físicas no formato “atacarejo”, mistura de atacado e varejo. O Walmart Brasil é dono de marcas como Sam’s Club, Maxxi e Hipermercado Big.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados