Google traz mais informações sobre modo desktop do Android Q

O modo desktop do Android Q permite abrir aplicativos do sistema do Google na tela de computadores

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos
Google traz mais informações sobre modo desktop do Android Q

O Android Q foi lançado pelo Google há poucos dias com novidades como gestos de navegação, modo foco e tema escuro. O sistema também conta com um modo desktop, que foi pouco divulgado pela companhia, mas já está sendo apresentado a desenvolvedores.

Como o nome indica, a solução permite abrir aplicativos do Android Q no desktop. Ela é parecida com a proposta do Samsung DeX, um dock que transporta a tela do celular para o computador e foi lançado em 2017, junto com Galaxy S8 e S8+.

O modo desktop foi um dos temas da palestra “Crie aplicativos para dispositivos dobráveis, com vários monitores e de tela grande”, realizada na terça-feira (7) durante o Google I/O. No evento, engenheiros da companhia deram mais informações sobre o recurso.

Ele é capaz de rodar aplicativos de forma simultânea no celular e no desktop. Os desenvolvedores também podem indicar se os seus apps devem abrir inicialmente no smartphone ou no computador quando o recurso está habilitado.

O Android Q permite, ainda, usar uma das telas para exibir o teclado. A área só aparece em um dos dispositivos por vez, mas provavelmente deixa o usuário escolher onde ela será exibida. A aparência do sistema também foi tema de mais detalhes.

Os papeis de parede, por exemplo, podem ser diferentes nas duas telas. Enquanto isso, os launchers de terceiros também podem ser compatíveis com telas maiores. Para isso, os desenvolvedores precisarão adaptar suas ferramentas para desktop, assim como terão de fazer os proprietários dos demais apps.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados