Itaú lança Iti, app de pagamentos mesmo para quem não tem conta bancária

Iti é uma nova plataforma do Itaú que permite enviar e receber dinheiro sem maquininha ou cartão físico

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 meses
Itaú Iti

O Itaú apresentou nesta segunda-feira (13) o Iti, um novo aplicativo de pagamentos móveis para Android e iOS. Por meio de QR Codes, ele permite receber e enviar dinheiro para qualquer pessoa ou estabelecimento comercial sem necessidade de ter conta bancária ou cartão de crédito.

Com o Iti, é possível fazer transferências para qualquer pessoa da sua lista de contatos ou utilizando um código QR, de forma semelhante a aplicativos como o PicPay. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito de qualquer banco, ou então com o saldo da conta Iti — que pode ser recarregada por meio de boleto ou transferência bancária.

Para pessoas físicas, não há taxa para enviar ou receber dinheiro, seja utilizando o saldo da conta Iti ou um cartão de crédito. No caso das empresas (que precisam ser MEI, EI ou EIRELI), existe uma taxa de transação de 1% sobre o que for recebido, menos que os valores normalmente cobrados por maquininhas de cartão. O Itaú repassa os pagamentos em um dia útil, mesmo em compras no crédito.

Itaú Iti - App

O banco diz que “por ser uma plataforma 100% digital, sem necessidade de tangíveis e desvinculada do atendimento em agências, o Iti permite uma redução significativa das taxas cobradas pelas transações dos lojistas e promete um novo patamar de preços no concorrido mercado de recebimentos e contas digitais”.

Embora seja apresentado como um aplicativo de pagamentos baseado em uma conta digital, o Iti poderá ser expandido no futuro. O Itaú promete que em breve, ele “contará com produtos e soluções de crédito, investimentos, seguros, cartão de crédito e muito mais”. Além disso, haverá “parcerias para oferecer benefícios aos clientes em todo o Brasil”.

Itaú Iti

O aplicativo não é vinculado a uma conta do Itaú e permite que mais pessoas utilizem o serviço. “Qualquer pessoa pode se cadastrar no app, seja física ou jurídica, não importa se você tem conta em banco ou não. Você só precisa ser maior de idade e morar no Brasil. Para ativar seu cadastro, fazemos uma análise simples do seu perfil a partir do CPF ou CNPJ e, se estiver tudo certo, o cadastro já é aprovado na hora”, diz o Itaú.

O Iti está em fase de testes e será liberado para todos os usuários de Android e iOS a partir do terceiro trimestre. Os interessados podem se cadastrar no site do aplicativo.

Receba mais sobre Itaú na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados