Lenovo pega vídeo de YouTuber para promover Motorola Razr dobrável

Lenovo colocou o próprio logotipo em um vídeo de fã sobre futuro celular dobrável Motorola Razr; YouTuber não deu autorização

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Lenovo tomou uma decisão muito estranha esta semana: ela pegou um vídeo não-oficial sobre o futuro celular dobrável Motorola Razr e colocou o próprio logotipo no fim, dando a entender que as imagens eram oficiais. Na verdade, elas vieram de um YouTuber, que não foi informado previamente e não autorizou o uso de seu material.

Na quinta-feira (16), o Engadget publicou uma matéria dizendo que a Lenovo mostrou um vídeo do Motorola Razr em um evento para a imprensa na China. Ele foi divulgado pelo site Sina Tech na rede social Weibo.

Logo de cara, eu notei que as telas do aparelho diziam: “Concept by @WaqarKhanHD”. Após uma rápida pesquisa no Google, foi possível encontrar o vídeo original no YouTube, publicado em fevereiro no canal de Waqar Khan. O Engadget se corrigiu algum tempo depois, dizendo que se tratava de uma “renderização de fã”.

No entanto, o vídeo foi realmente apresentado como algo oficial. O Sina Tech divulgou uma gravação do evento, e o logotipo da Lenovo aparece logo após as renderizações animadas. Waqar Khan diz no Twitter que não deu permissão para a empresa usar seu material.

Por que a Lenovo iria usar um vídeo não-oficial para comentar sobre um produto que nem foi anunciado oficialmente? A empresa ainda não comentou o caso.

Motorola Razr dobrável deve ter duas telas

Em fevereiro, um executivo da Motorola confirmou que a empresa vem trabalhando com dispositivos dobráveis “há muito tempo”. Ele disse que, se for lançar um celular do tipo, a fabricante não deve colocar a tela do lado de fora porque arranharia muito fácil.

Segundo o XDA Developers, o Motorola Razr terá duas telas: uma interna de 6,2 polegadas com resolução 876×2142, e uma externa de 600×800. Além disso, o aparelho viria com processador Snapdragon 710 e bateria de 2.730 mAh.

Rumores dizem que o smartphone dobrável só será lançado no terceiro trimestre, com design diferente do Galaxy Fold e Huawei Mate X.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados