Spotify testa assistente pessoal para ser usado em carros

O Car Thing está sendo testado por alguns usuários do Spotify e não deverá ser colocado à venda

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Projeto original do Car Thing (Imagem: Divulgação/Spotify)

O Spotify fará um teste com um pequeno grupo de assinantes nos Estados Unidos em busca de mais informações sobre como as pessoas usam o serviço enquanto dirigem. Para isso, a empresa liberou para os participantes um dispositivo capaz de responder aos seus comandos de voz.

Batizado de Car Thing, ele reproduz músicas e podcasts quando o usuário diz “Hey, Spotify” mais o que deseja ouvir. O aparelho tem uma tela circular que mostra o que está sendo tocado e quatro botões para acessar playlists pré-selecionadas.

Segundo o The Verge, o assistente é ligado ao acendedor de cigarro do carro e precisa se conectar tanto ao veículo, quanto ao smartphone com ajuda do Bluetooth. O experimento servirá para a plataforma criar soluções que não se concentrem apenas nos smartphones.

“O Car Thing foi desenvolvido para nos ajudar a aprender mais sobre como as pessoas ouvem música e podcasts”, afirma o Spotify em nota publicada em seu site. “Nosso foco continua sendo a plataforma de áudio número um do mundo – não a criação de hardware”.

O recado do Spotify é claro: não há qualquer plano no momento de colocar o Car Thing à venda. Ainda assim, a empresa adianta que poderá testar outros aparelhos em breve. Entre eles, estão o Voice Thing e o Home Thing, que supostamente também responderão a comandos de voz.

Por enquanto, a iniciativa servirá somente para obter dados sobre o uso no trânsito. Mas, daqui para o lançamento oficial de um dispositivo, não é um caminho muito grande. Vale lembrar que os rumores sobre um tocador próprio do Spotify não são novos.

Em janeiro, o Financial Times informou que a empresa poderia lançar seu próprio tocador de músicas no final de 2019. O acessório seria vendido por cerca de US$ 100 (ou R$ 400), usaria o Bluetooth para se conectar aos alto-falantes do carro e teria, basicamente, a mesma função de um celular pareado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados