Google reúne (e esconde) histórico de compras de clientes G Suite

Ferramenta do Google reúne compras online mencionadas em recibos do Gmail; quem está no G Suite vê um histórico vazio

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Drew Tarvin/Flickr

Nos últimos dias, veio à tona uma ferramenta do Google que reúne as compras online mencionadas em recibos do Gmail. Isso parecia afetar apenas usuários comuns, não clientes do pacote empresarial G Suite. A verdade é um pouco mais complicada: quem está no G Suite vê um histórico vazio de compras — mas elas são monitoradas mesmo assim.

Se você for usuário do G Suite e visitar a página myaccount.google.com/purchases, provavelmente verá uma mensagem “Não há nenhuma compra”. Parece que o Google não está monitorando seu histórico online, certo?

No entanto, um usuário do Reddit descobriu que o Google reúne as compras mencionadas no Gmail — só não menciona isso.

Se você usar a ferramenta Takeout, que permite baixar os dados da sua conta, haverá a opção Compras e Reservas com a seguinte descrição: “suas transações, incluindo entregas, pedidos on-line e reservas anteriores e futuras, coletadas a partir dos serviços do Google, como o Assistente e o Gmail”.

O Google vai gerar um arquivo para download, e ele não estará vazio. Suas compras e reservas virão reunidas em uma pasta e armazenadas no formato JSON (Notação de Objetos JavaScript).

De fato, eu segui os passos acima e encontrei a lista de compras que foram mencionadas no meu e-mail do Tecnoblog. Lá estão as reservas de voos para eventos; uma das imagens abaixo mostra os dados de uma viagem para o Rio de Janeiro a fim de cobrir um evento do Airbnb há alguns anos.

A data de modificação nos arquivos é a data em que a viagem ocorreu, incluindo o horário previsto de partida no fuso horário de Mountain View (onde fica a sede do Google); ou a data da compra e o horário em que o recibo chegou.

O voo saindo do Rio de Janeiro está no primeiro arquivo; a viagem ocorreu em 20 de março de 2017 com partida às 15h35 (11h35 no fuso horário usado em Mountain View):

G Suite “não usa dados para fins de publicidade”

Isso é problemático por alguns motivos. O Google não está sendo transparente com essa coleta de dados, dizendo em um lugar que “não há nenhuma compra” e reunindo todas as compras em outro lugar. Além disso, não há como apagar esse histórico, pois ele já aparenta estar vazio.

O BleepingComputer entrou em contato com o Google para saber a finalidade desse histórico de compras para usuários do G Suite, mas não recebeu resposta.

O G Suite não tem anúncios em nenhum de seus serviços, incluindo o Gmail, e “o Google não coleta, analisa ou usa dados para fins de publicidade”, diz a empresa. “O Google indexa dados de clientes para fornecer serviços benéficos, como filtragem de spam, detecção de vírus, verificação ortográfica e a capacidade de pesquisar por e-mails e arquivos em uma conta individual.”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados