Desmanche do MacBook Pro revela que novo teclado borboleta tem poucas mudanças

Teclado borboleta de quarta geração promete resolver falhas causadas por acúmulo de detritos sob as teclas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Teclado do novo MacBook Pro (Foto: iFixit)
Teclado do novo MacBook Pro (Foto: iFixit)

Já estamos na quarta geração do teclado borboleta nos MacBooks. Lançado em 2015, ele prometia ser mais silencioso, confortável e preciso que o mecanismo tesoura — mas acabou sendo alvo de processos judiciais e programas de reparo por parar de funcionar com o acúmulo de poeira sob as teclas. Será que a Apple finalmente consertou o teclado? Talvez, mas um desmanche do iFixit mostra que pouca coisa mudou.

O novo teclado borboleta, que acompanha os MacBooks Pro lançados na terça-feira (21), tem melhorias internas que podem “reduzir substancialmente” problemas como duplo pressionamento ou falta de resposta das teclas. A Apple não detalhou quais mudanças teriam sido feitas, limitando-se a dizer apenas que há um “novo material” no mecanismo para melhorar a confiabilidade do teclado.

Pois bem: o iFixit desmontou o novo MacBook Pro de 15 polegadas para ver como ficou o teclado. Ele continua com a membrana que a Apple incluiu na terceira geração para protegê-lo contra poeira, mas traz mudanças nos materiais de um interruptor metálico e uma capa que cobre o mecanismo de pressionamento da tecla.

Peça do teclado do MacBook Pro

A foto acima mostra as capas que ficam sobre a membrana de proteção das teclas, com o modelo de 2018 à esquerda e o novo à direita. O iFixit utilizou espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (!) para descobrir qual é o tal material: antes, tínhamos um polímero mais complexo, uma espécie de poliacetileno com grupos laterais de uretano aromático; agora, temos… nylon.

Outra mudança foi no interruptor metálico que envia o comando elétrico para representar um pressionamento de tecla. Ele é “tipo uma tampa de geléia muito pequena ou tampa de suco: você pressiona para baixo e ela volta para cima”, segundo o iFixit. Uma tecla para de funcionar ou opera incorretamente caso esse interruptor esteja rachado ou deformado, ou se as pontas dele estiverem quebradas ou dobradas.

Peça do teclado do MacBook Pro (Foto: iFixit)

O acabamento do interruptor pode ser sido alterado, provavelmente com um novo tratamento térmico — seria necessário um equipamento mais sofisticado para detalhar com certeza o que mudou. Fatores como corrosão, calor prolongado ou umidade podem danificar o componente, então é provável que as melhorias da Apple tenham vindo nesse sentido.

Como a Apple não explica o que fez para melhorar o teclado, é difícil entender o teor das modificações — só conseguimos descobrir a função da membrana contra poeira do teclado borboleta de terceira geração porque um documento interno da Apple vazou, por exemplo. Na verdade, é possível que “vários fatores estejam contribuindo para as falhas, o que pode explicar por que a Apple está tendo tanta dificuldade para resolver o problema”, de acordo com o iFixit.

Enquanto a Apple faz mistério, a empresa abriu um programa de reparo de teclados problemáticos de MacBooks. Ele garante o conserto gratuito em centros autorizados, inclusive para notebooks fora da garantia. Até mesmo os novos MacBooks com teclado borboleta de quarta geração estão cobertos pelo programa (!) — mas espero que eles não precisem disso, porque já deu, né.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados