Notícias Aplicativos e Software

Uber desativa passageiros com nota baixa no Brasil e em mais países

Passageiros do Uber são avaliados pelo motorista após a viagem; quem tem nota muito baixa pode ser removido do app

Felipe Ventura
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Após pegar um Uber, os passageiros recebem do motorista uma avaliação que vai de 1 a 5 estrelas; quem tem nota muito baixa pode ser removido da plataforma. Essa medida está valendo no Brasil desde junho de 2018, e será expandida para os EUA e Canadá. Os usuários do app também terão que concordar em respeitar as diretrizes da comunidade.

“Os passageiros podem perder o acesso ao Uber se desenvolverem uma classificação significativamente abaixo da média”, explica a empresa. Antes disso, os usuários receberão dicas para melhorar a nota: seja educado, não deixe lixo no veículo, nem peça para o motorista exceder o limite de velocidade ou avançar um sinal vermelho.

Além disso, o aplicativo do Uber exibirá um aviso em tela cheia sobre as diretrizes da comunidade, pedindo para “tratar todos com respeito, ajudar a manter todos seguros e respeitar a lei”. É preciso tocar em “Eu aceito” para continuar usando o serviço. Isso começará nos EUA e Canadá.

Uber remove passageiros abaixo de 4 estrelas no Brasil

A Uber já aplica uma nota de corte para passageiros na Austrália, Nova Zelândia, Índia e Brasil. Por aqui, a avaliação mínima é de quatro estrelas. O usuário recebe notificações quando chega perto desse valor; se a nota não melhorar, ou se cair ainda mais, ele fica impedido de solicitar carros através da plataforma.

Segundo a Uber, os usuários terão várias oportunidades de melhorar a nota antes de perderem acesso ao aplicativo. “Esperamos que apenas um pequeno número de passageiros acabe sendo impactado por desativações baseadas em notas, mas esta é a coisa certa a fazer.”

Quanto aos motoristas, a Uber explicou há algum tempo que eles “precisam ter média de 4,6 (em uma escala de 1 a 5 estrelas) para continuar na plataforma”. Esta regra vale no Brasil e nos EUA.

Para ver sua nota atual, abra o app da Uber e toque no menu superior esquerdo. A avaliação média estará abaixo do nome; ela vai até 5,0. Ao tocar nesse número, você será levado a uma explicação de como as avaliações funcionam, com dicas para receber nota máxima a cada viagem.

Com informações: Uber, Mashable.

Felipe Ventura

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque