macOS Catalina decreta fim do iTunes e usa iPad como segunda tela

Com a chegada do macOS Catalina, o iTunes dará lugar a Apple Music, Apple Podcasts e Apple TV

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O macOS Catalina foi liberado nesta segunda-feira (3) para desenvolvedores e chegará aos usuários no último trimestre de 2019. Ele ganhou recursos de acessibilidade e o Sidecar, que permite usar o iPad como uma segunda tela. A grande mudança, no entanto, está no fim do iTunes, que dará espaço para três aplicativos.

Os conteúdos que costumavam ser acessados na tradicional loja da Apple estarão disponíveis em Apple Music, Apple Podcasts e Apple TV. O macOS Catalina também recebeu o Tempo de Uso (Screen Time), que permite controlar o uso do sistema e até então estava disponível apenas para iPhone e iPad.

iTunes dá lugar a Apple Music, Podcasts e TV

Lançado em 2001, o iTunes chegou ao fim. Mesmo com a decisão da empresa de descontinuar o serviço, os usuários continuarão tendo acesso às suas bibliotecas. Assim, as faixas compradas na plataforma ou copiadas a partir de CDs ainda estarão disponíveis por meio do Apple Music.

Os podcasts ganharam um aplicativo próprio, como já acontece no iOS. Ele reunirá mais de 700 mil programas e poderá notificar os usuários sempre que um de seus podcasts favoritos publicar novos episódios.

O Apple Podcasts também tem novas categorias, recomendações de editores e mais ferramentas de busca. É possível, por exemplo, pesquisar podcasts por apresentador, convidado ou tema que foi discutido no episódio.

Os filmes e as séries que antes estavam no iTunes passaram para a Apple TV. O aplicativo segue a linha do tvOS 13, tem suporte a 4K HDR e permite acessar os mais de 100 mil títulos disponíveis para compra ou aluguel.

Ele também será usado para acessar o Apple TV+, serviço de streaming que a empresa deve liberar no último trimestre.

Sidecar

A outra grande novidade no macOS Catalina é o Sidecar, que permite usar o iPad como uma segunda tela. Para isso, será preciso apenas habilitar a conexão sem fio entre o tablet e o Mac e, em seguida, aproveitar o espaço extra para editar vídeos ou desenhar, por exemplo.

O Sidecar também permite que o iPad seja usado em conjunto com a Apple Pencil. Neste caso, o tablet serve como uma mesa digitalizadora para desenhar e escrever em programas que estão sendo executados no Mac.

Voice Control

A nova versão do sistema se tornou mais acessível. Com o Voice Control, usuários que não podem operar dispositivos convencionais como mouse e teclado podem controlar o dispositivo por meio de comandos de voz.

O Voice Control usa a tecnologia de reconhecimento da Siri e ajuda usuários interagirem com recursos próprios do macOS e aplicativos de terceiros. O recurso oferece tanto opções para escrever textos, quando para selecionar itens e deslizar a tela. Ele também foi liberado para iOS e iPadOS.

Tempo de Uso (Screen Time)

O recurso da Apple para o bem-estar dos usuários já estava disponível no iOS e chegou ao macOS com melhorias. Agora, além de indicar o tempo gasto com aplicativos e de permitir a criação de limites de uso, ele conta com a opção de “mais um minuto”.

A ideia é dar mais tempo para usuários salvarem arquivos ou finalizarem jogos, por exemplo, antes que eles sejam encerrados pelo sistema. O recurso também permitirá que pais controlem quando e com quem seus filhos podem se comunicar.

Com a chegada do Tempo de Uso ao Mac, os dados poderão ser sincronizados com mais um dispositivo. Assim, é possível ter mais controle sobre o tempo gasto no celular, no tablet e no computador.

Aplicativos de iPad no macOS

Além dos novos recursos, a Apple liberou novas APIs para ajudar desenvolvedores a fazerem com que seus aplicativos para iPad também sejam compatíveis com macOS. De acordo com a empresa, quando a solução for liberada, apps como Twitter e jogos como Asphalt 9 também poderão ser usados no Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados