Google Chrome 75 é lançado com modo de leitura escondido

Por ser experimental, modo de leitura do Chrome 75 precisa ser ativado com uma configuração

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome

Apesar de ser o navegador mais popular da atualidade, o Chrome para desktops não tem um modo de leitura nativo, ao contrário do rival Firefox, por exemplo. Mas essa deficiência está finalmente sendo solucionada: o recém-lançado Chrome 75 traz esse recurso. O único problema é que, por ser experimental, ele está escondido.

É possível ativar o modo de leitura com relativa facilidade, porém. Em primeiro lugar, você precisa baixar o Chrome 75, obviamente — se você estiver no Windows, por exemplo, basta ir em Ajuda / Sobre o Google Chrome e aguardar a atualização automática, caso ela ainda não tenha sido realizada.

Em seguida, basta reiniciar o navegador e digitar o comando chrome://flags/#enable-reader-mode na barra de endereço. Em Enable Reader Mode, escolha a opção Enabled e reinicie o Chrome novamente.

Você não vai notar nada de diferente na primeira olhada. Isso porque, como o modo de leitura está em fase experimental, o Google ainda não criou um botão para ele.

Para acessá-lo, você precisa então ir ao menu do Chrome (os três pontinhos na barra superior) e ativar a opção Página de Conversão. Com isso, a página da aba atual vai assumir a aparência abaixo:

Chrome - modo de leitura

Não é um modo completo. A fonte me pareceu muito pequena, por exemplo. Além disso, não é possível configurar cor de fundo, tipo de fonte e outros parâmetros. Outro detalhe que chama atenção é que, se você quiser sair do modo de leitura, terá que clicar no botão Voltar do navegador.

Não deixa de ser um começo, de qualquer forma. Mas, para quem acha que o modo de leitura do Chrome ainda é muito limitado, uma alternativa interessante e bastante funcional é a extensão Mercury Reader. Outra é a Reader View.

Como não poderia deixar de ser, a nova versão também traz ajustes de desempenho e correções de segurança: são 42 delas, duas das quais são consideradas críticas.

Chrome 75 para Android traz gerenciador de senha melhorado

Por enquanto, o modo de leitura experimental está disponível apenas para as versões de desktop. Mas o Chrome 75 também tem novidades para usuários de Android: o gerenciador de senhas está mais intuitivo.

Ao acessar uma página com campo de senha, uma barra com ícone de uma chave será exibida logo acima do teclado. Tocando nela, é possível ter acesso rápido às combinações guardadas no navegador. Além disso, ao gerar uma senha nova, o Chrome mostrará um botão sugerindo uma combinação forte.

O Google Chrome 75 já está disponível para Windows, Linux e macOS. Já as versões móveis estão sendo liberadas gradativamente.

Com informações: Bleeping Computer, 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados