PlayStation 5 terá cross-play com PS4 e suporte a 4K em 120 Hz

Sony diz que será possível jogar no PS4 e continuar no PS5; novo console virá com SSD e trará suporte a 4K e 8K

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Gage Skidmore/Flickr

A Sony está compartilhando mais detalhes sobre seu próximo console, chamado informalmente de PlayStation 5: ele terá cross-play de jogos com o PS4; virá por padrão com um SSD projetado pela Sony; e trará suporte a 4K com taxa de frequência de 120 Hz. A empresa também promete suporte a 8K e um lançamento em 2020.

Jim Ryan, que se tornou CEO da Sony Interactive Entertainment em abril, revelou em entrevista à CNET algumas informações sobre o PlayStation de próxima geração — sem confirmar se ele terá mesmo o nome de PS5.

O próximo PlayStation virá com uma unidade de armazenamento SSD projetada pela Sony e oferecida como parte da versão padrão; ele realmente deixará o HD de lado para atingir velocidades mais altas. O console também terá suporte a 4K com taxa de frequência de 120 Hz para imagens mais fluidas.

Será possível jogar no PS4 e continuar no PlayStation 5

O PlayStation 5 também terá algo chamado “cross-play intergeracional”. Ou seja, você poderia começar a jogar no PS4, continuar em um PS5 e voltar para o console antigo se quiser. Os servidores da Sony não vão diferenciar o console que você está usando. Dessa forma, sua lista de amigos também continuará a mesma.

Isso é parecido com a experiência atual em PCs: você pode jogar em dois computadores diferentes e sincronizar os saves. O PlayStation consegue se aproximar disso por usar a arquitetura x86: a AMD fez um processador para o PS4 e fará outro para o PS5.

A Sony também confirmou outros detalhes anteriormente: o próximo console terá suporte a jogos com resolução 8K, áudio 3D e tecnologia ray tracing para uma iluminação mais realista. O PS5 poderá rodar jogos de PS4 e irá carregá-los bem mais rápido.

A empresa planeja falar mais sobre o novo PlayStation à medida que versões de teste do dispositivo forem distribuídas para desenvolvedores de jogos. “Este é apenas o começo do processo de revelação”, diz Ryan.

Atualmente, a Sony conta com uma base de 94 milhões de jogadores ativos, dos quais 36 milhões assinam o PlayStation Plus. Ela vendeu quase 100 milhões de unidades do PlayStation 4.

Com informações: CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados