Google Maps começa a mostrar velocímetro enquanto você dirige

Velocímetro do Google Maps visa ajudar motorista a se manter dentro do limite de velocidade

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Velocímetro do Google Maps (Capturas: Android Police)

Faz uma semana que o Google oficializou a chegada de alguns recursos até então exclusivos do Waze ao Google Maps, entre eles, um indicador de limite de velocidade. Na esteira desse anúncio surge mais uma novidade: o aplicativo também indicará, em tempo real, a velocidade do veículo em que você está.

É um acréscimo pequeno, mas que deve ajudar o motorista a se manter dentro dos limites de velocidade de cada via que acessa: caso o limite seja ultrapassado, o Google Maps emitirá um alerta imediatamente.

A má notícia é que, pelo menos nesta primeira fase, esse recurso está sendo disponibilizado para um número limitado de países. A boa é que o Brasil está entre eles. Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Portugal e Reino Unido também estão nessa lista.

O velocímetro aparece quando a navegação é iniciada, mas, para isso, talvez você tenha que ativá-lo nas configurações do Google Maps. Quando em funcionamento, o indicador de velocidade aparece no canto esquerdo inferior da tela. A novidade parece não estar totalmente integrada ao Android Auto, porém.

A nova função está sendo liberada gradativamente. Ainda não está claro se o velocímetro também será exibido no Google Maps para iOS, mas é provável que sim, afinal, as novidades reveladas na semana passada foram confirmadas tanto para Android quanto para iPhone.

Google Maps: Alertas SOS

Google Maps - SOS Alert

Se ainda não há anúncio oficial sobre os novos recursos de navegação do Maps, existe um sobre a atualização do SOS Alerts: a partir de agora, o Google Maps será capaz de enviar informações em tempo real ao usuário sobre furacões, terremotos e enchentes.

Além de indicação no mapa de áreas de risco, os alertas incluírão resumos da situação, notícias relacionadas e números de telefone das autoridades, por exemplo. O usuário também pode compartilhar a sua localização atual com amigos e familiares.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados