Project Scarlett: próximo Xbox virá em 2020 com 8K, SSD e ray tracing

Microsoft revela detalhes sobre console sucessor do Xbox One; Project Scarlett terá recursos semelhantes aos do Sony PlayStation 5

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft revelou os primeiros detalhes sobre o sucessor do Xbox One durante a feira E3: o Project Scarlett terá SSD para maior velocidade, iluminação através de ray tracing e suporte a 8K — são os mesmos recursos que a Sony promete no PlayStation 5. Ambos os consoles serão lançados em 2020.

O foco do Project Scarlett está em velocidade: ele deve ser “quatro vezes mais potente que o Xbox One X”, graças a um processador da AMD com as arquiteturas Zen 2 e Radeon RDNA.

O console também virá com memória RAM GDDR6 de alta largura de banda, e um “SSD de nova geração” criado pela Microsoft que funcionará como “RAM virtual”. A velocidade de transferência de dados terá um aumento “de mais de 40 vezes se comparado à geração atual”.

Segundo a empresa, o novo hardware permitirá ao usuário “se deslocar pelos mundos sem esperar que as cenas sejam carregadas”, e marcará o fim das longas “cenas de elevador” que disfarçam o carregamento.

Xbox Project Scarlett terá 8K, 120 fps e ray tracing

O Project Scarlett também poderá chegar à resolução 8K. Ele conseguirá chegar a taxas de quadros de até 120 fps, provavelmente em resoluções mais baixas. Haverá suporte para taxas de atualização variáveis, e para ray tracing em tempo real com aceleração por hardware, técnica mais realista na iluminação de cenas.

Phil Spencer, da Microsoft, disse que o Project Scarlett está sendo desenvolvido pela mesma equipe por trás do Xbox One e One X. Ele deu a entender que a empresa não seguirá novamente a estratégia inicial — e malsucedida — de vender o Xbox One como uma central de entretenimento, em vez de um console focado em gamers. “Nós ouvimos vocês, um console deve ser projetado e criado e otimizado para uma coisa e apenas uma coisa: jogos.”

Placa de testes do Project Scarlett

Placa de testes do Project Scarlett

A Microsoft garante suporte a “quatro gerações de consoles”: ou seja, você poderá jogar títulos do Xbox original, Xbox 360 e Xbox One X no Project Scarlett, além dos games projetados para o novo dispositivo. A retrocompatibilidade vai além: “seus jogos, suas conquistas, seu progresso, seus acessórios, sua experiência de console com o Xbox: tudo segue adiante no Scarlett”.

A Sony promete vários desses recursos para seu futuro console, chamado informalmente de PlayStation 5. Ele terá ray tracing, jogos em 8K e SSD no lugar do HD; também haverá cross-play de jogos com o PS4, um SSD projetado pela Sony, e suporte a 4K com taxa de frequência de 120 Hz.

O Project Scarlett e o PlayStation 5 serão lançados no último trimestre de 2020, a tempo das festas de fim de ano. O console da Microsoft virá com o novo jogo Halo Infinite; confira o trailer abaixo:

Com informações: Ars Technica, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados