Opera GX é lançado com controle de desempenho e atalho para o Twitch

Navegador permite controlar até mesmo a quantidade de RAM que ele utilizará

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos

A partir de hoje (11) o Opera abre acesso ao Opera GX, versão do popular navegador que tem como objetivo agradar ao público gamer. Com visual mais agressivo e controles de desempenho do computador, o browser é o primeiro do mundo com foco neste tipo de usuário.

O Opera GX foi anunciado no final do mês passado como uma solução para navegador gamer. O lançamento do programa acontece em tempo da E3 deste ano, que acontece nesta semana em Los Angeles, nos Estados Unidos. As principais mudanças quando comparado ao Opera tradicional estão no controle de desempenho do PC.

Dentro do próprio Opera GX, o usuário poderá limitar a quantidade de RAM que o browser pode utilizar e também colocar quanto do processador ele poderá utilizar – sendo que a RAM é limitada na quantidade disponível pelo sistema e o CPU fica em porcentagem de uso.

Limitar a RAM pode ser muito mais proveitoso para um computador mais simples do que para quem tem uma máquina gamer, que geralmente já tem muito mais RAM do que um usuário comum. O bloqueio de CPU também pode ser uma boa pedida para sites que utilizam o computador para minerar bitcoins.

Além destes controles, há uma área com destaque para quando jogos estão em promoção e é possível até mesmo filtrar qual plataforma você quer acompanhar. Uma barra lateral do lado esquerdo fica aberta o tempo todo e ela entrega este painel de controle, junto de atalhos para extensões, histórico de navegação, configurações gerais e um acesso rápido para o Twitch.

Por fim, há soluções pré-instaladas por padrão para VPN, bloqueador de anúncios e uma opção que destaca mensageiros como WhatsApp e Messenger, além de remover a reprodução de vídeos para uma janela separada em sites como o YouTube.

O Opera GX pode ser baixado de graça a partir deste link.

Com informações: Opera.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados