iOS 13 permite ler, via NFC, identidade das pessoas de alguns países

Leitura de documentos de identidade será feita por aplicativos oficiais dos governos locais

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iOS 13 sendo apresentado durante a WWDC 2019

O NFC que está presente nos iPhones não é o mais utilizado do mercado, já que funciona basicamente para o Apple Pay. Com o iOS 13 a Apple prometeu algumas mudanças e uma delas permite este tipo de comunicação para a identificação de documentos de pessoas na Alemanha, Japão e na Inglaterra.

As mudanças no NFC dos iPhones são grandes, já que a própria Apple basicamente liberou o recurso para ler escrever dados em tags. Algumas destas tags estão presentes em leitores como é o caso das catracas do metrô de Nova York, ou então em documentos.

Sobre segundo exemplo, alguns países já confirmaram que estão na fila da novidade. Na Alemanha, o Ministro do Interior afirmou que os iPhones com iOS 13, junto da conexão NFC, poderão ler informações que estão gravadas no documento de identidade dos alemães – algo como o nosso RG.

O mesmo já está garantido para este tipo de documento dos japoneses e também vale para passaporte dos britânicos, mas só depois que a saída do Reino Unido da União Européia acontecer. No caso do Reino Unido, cidadãos poderão ler informações do passaporte para preencher um formulário em um aplicativo que foi desenvolvido pelo governo.

Para os japoneses, a função será utilizada para que um aplicativo, que também foi criado pelo governo local, leia as informações contidas no cartão de identidade e assim complete as informações necessárias. Como a Europa é uma região muito engajada com privacidade, a adoção por alemães pode ser menos impactante do que a proposta do governo japonês.

O iOS 13, com as melhorias no NFC, ainda está em seu estágio inicial de testes com desenvolvedores e deve ser lançado durante a primavera deste ano – geralmente em setembro, junto de um novo iPhone.

Com informações: 9to5Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados