WhatsApp Beta para Android roda vídeos por cima de outros apps

WhatsApp para Android expande picture-in-picture em links de vídeos do YouTube, Facebook e Instagram; saiba como funciona

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp Beta picture in picture

A versão mais recente do WhatsApp Beta para Android traz uma expansão do recurso picture-in-picture: isto funciona para links de vídeos do YouTube, Facebook, Instagram ou Streamable; e pode ser ativado nas versões Oreo (8.0 e 8.1), Pie (9) ou Android Q, que possuem suporte nativo a essa função. Basta tocar no play, depois no botão Voltar, e mover o vídeo em PiP para qualquer lugar da tela.

Segundo o WABetaInfo, o modo PiP — também chamado “imagem móvel” — apareceu na versão 2.19.177 do WhatsApp Beta para Android. Ele só pode ser usado com links de vídeos, não com os arquivos de vídeo que você recebe em conversas do WhatsApp.

WhatsApp expande picture-in-picture no Android

Funciona assim: você recebe um link de vídeo do YouTube ou Instagram, por exemplo, e toca no botão play ▷ para reproduzi-lo. Ele vai saltar em uma janela própria, que pode ser movida pela interface. O WhatsApp mostrará o aviso “este vídeo está sendo reproduzido no modo imagem móvel”. (Isso não funciona para arquivos de vídeo, somente links.)

Feito isso, você toca no botão Voltar: isso coloca o vídeo por cima da interface do Android Oreo ou superior. Agora você pode alternar para outro aplicativo, como o Chrome, ou tocar em Home para voltar à tela inicial, e o vídeo continuará sendo reproduzido.

WhatsApp Beta picture in picture

O picture-in-picture só funciona quando você toca em play e depois no botão Voltar. Se você não fizer isso, o vídeo permanece dentro da interface do WhatsApp, e é interrompido assim que você trocar de app ou retornar à tela inicial.

É possível arrastar a janela para as bordas da tela, mas não há como ajustar seu tamanho (ele é definido automaticamente). Para ativar o modo de tela cheia, basta tocar no vídeo — que se expande para exibir os controles — e depois tocar no botão correspondente. Para fechá-lo, toque no botão X ou arraste-o para a borda inferior.

WhatsApp Beta picture in picture

WhatsApp Web e app para iPhone têm picture-in-picture

O WhatsApp Web tem o picture-in-picture há alguns meses dentro do navegador. No caso de links do Facebook, Instagram e YouTube, basta clicar no botão play na prévia do vídeo. Isso também funciona para arquivos de vídeo: neste caso, você clica no ícone de dois retângulos que fica no canto superior esquerdo do vídeo.

Por sua vez, o WhatsApp para iPhone é mais limitado: ele permite tocar vídeos do YouTube, Instagram e Facebook por cima do chat atual, mas o picture-in-picture acaba por aí — a reprodução é interrompida ao voltar à lista de conversas ou ao alternar para outro app.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados