YouTube vai atualizar centenas de clipes antigos com versões Full HD

Em alguns casos a remasterização para 1080p melhora a qualidade da imagem original do vídeo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O YouTube anunciou hoje (19) que firmou uma parceria com a Universal Music para aumentar a qualidade de clipes antigos e famosos. Os resultados já podem ser conferidos a partir de agora e há promessa de entregar mais de 1 mil clipes remasterizados até o final de 2020 e que poderão ser exibidos em Full HD.

A nota diz que a lista de clipes que já foram melhorados inclui nomes de peso no mundo da música como Billy Idol, Beastie Boys, Boyz II Men, George Strait, Janet Jackson, Kiss, Lady Antebellum, Lady Gaga, Lionel Richie, Maroon 5, Meat Loaf, No Doubt/Gwen Stefani, Smokey Robinson, The Killers e Tom Petty.

As músicas que recebem o banho de loja apresentam “REMASTERED IN HD!” na descrição, que fica logo abaixo do título. O trabalho é basicamente de levar vídeos que estavam disponíveis em baixa definição, para o 1080p. A nova versão substitui a antiga, mas sem alterar o endereço da web onde estavam – isso não apaga os comentários, as interações e o número de visualizações.

Por enquanto são pouco mais de 100 clipes que foram retrabalhados, mas a parceria da Universal Music com o YouTube diz que mais de 1 mil entrarão em Full HD até o final do ano que vem. De acordo com o site de vídeos do Google, novos vídeos serão atualizados a cada semana até o final do prazo.

Enquanto alguns já foram gravados originalmente em alta definição, outros não tiveram a mesma sorte, como é o caso do vídeo acima, de Tom Petty. O clipe de Free Fallin’ foi lançado em 1989 e agora está com a imagem mais clara na maior resolução possível – não, não temos 4K e nem mesmo 8K.

Sabotage, do Beastie Boys e que lançado em 1994, também é um exemplo de vídeo gravado sem câmeras de alta definição e que exibe ótimo resultado na remasterização.

Com informações: Google.

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados