Xiaomi anuncia nova marca e pode lançar CC9 com câmera giratória

Rumores dizem que Xiaomi CC9 tem câmera tripla de 48 MP, semelhante ao Asus Zenfone 6; empresa tem parceria com Meitu

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Xiaomi CC será uma nova marca de celulares focados em câmeras e embelezamento, anunciou nesta sexta-feira (21) o CEO Lei Jun. Ele não revelou nenhum aparelho específico, mas rumores dizem que teremos o Xiaomi CC9 com câmera tripla giratória — semelhante ao Asus Zenfone 6 — além de um Xiaomi CC9e. Este é um fruto da parceria com a chinesa Meitu.

Xiaomi CC9 Meitu

Imagem vazada do Xiaomi CC9 com câmera giratória

No ano passado, a Xiaomi fechou um acordo de cooperação estratégica com a Meitu, marca bastante popular entre mulheres na China, para se expandir no mercado de smartphones. Ela é conhecida especialmente por seu aplicativo de embelezamento.

O que significa CC? Isso faz referência a “câmera + câmera”, ou seja, espere ver câmeras duplas nessa linha de celulares. A sigla “também se refere a uma variedade de significados, incluindo chique, cool, colorido e criativo, mirando na geração jovem global com seu design moderno e recursos de câmera”, explica a Xiaomi em comunicado.

A empresa vai começar com o modelo CC9, em referência aos 9 anos de existência da Xiaomi. (Ela já fez algo parecido antes, pulando o Mi 7 e indo direto para o Mi 8 no ano passado.) Na rede social Weibo, a Meitu diz que a linha CC terá “mais de um” lançamento.

Xiaomi CC9 Meitu

Os aparelhos serão projetados pelo “Laboratório de Beleza e Inteligência Artificial Xiaomi x Meitu”, combinando hardware avançado de câmera e algoritmos de embelezamento. Mais da metade da equipe responsável pelos celulares CC é formada na área de artes.

Xiaomi CC9 deve ter câmera giratória de 48 megapixels

Rumores dizem que o Xiaomi CC9 possui uma câmera giratória e motorizada, assim como o Asus Zenfone 6. Esse módulo deve ter um sensor primário de 48 megapixels, assim como um sensor ultrawide e um sensor com lente teleobjetiva para zoom óptico.

Por dentro, esperamos ver o processador Snapdragon 730, o mesmo do Redmi K20 e Xiaomi Mi 9T. A bateria de 4.000 mAh deve ter suporte a carregamento rápido de 27 W. Ele viria com até 8 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento.

Xiaomi CC9e na TENAA

Xiaomi CC9e na TENAA, a “Anatel da China”

Enquanto isso, o Xiaomi CC9e teria uma câmera tripla fixa com sensores de 48 megapixels, 8 MP e 13 MP. Por dentro, haveria o processador Snapdragon 712 e uma bateria de 4.000 mAh com suporte a carregamento de 18 W.

Ele pode ter aparecido na TENAA (equivalente chinesa da Anatel) com tela de 6,38 polegadas e notch em forma de gota. O entalhe supostamente abriga uma câmera de 32 megapixels para selfies. O leitor de digitais estaria integrado ao display AMOLED.

Com informações: Xiaomi, Gizmochina, GSMArena.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados