Ubuntu vai manter suporte a pacotes de 32 bits após recuo da Canonical

Ao decidir pelo fim do suporte a pacotes de 32 bits no Ubuntu, Canonical não esperava uma reação contrária tão forte

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Ubuntu 19.04

Na semana passada, a Canonical revelou a decisão de encerrar o suporte a aplicativos de 32 bits (i386) no Ubuntu, começando já pela próxima versão oficial, o Ubuntu 19.10 (a ser lançado em outubro). Mas a reação contrária foi tão forte que a empresa soltou um comunicado para dizer que não é bem assim.

Pelo menos desde 2014 que os desenvolvedores pensam em encerrar o suporte aos pacotes i386 no Ubuntu. Uma das principais razões está no fato de que as atualizações para a arquitetura de 32 bits demandam muitos esforços e tempo, tanto quanto o suporte às aplicações de 64 bits, só que estas contam com o diferencial de ter uma base cada vez maior de usuários.

Nos últimos anos, as discussões sobre o assunto não geraram nenhuma reação acalorada, o que levou os desenvolvedores a acreditar que este seria o momento certo para tomar a decisão, explica a Canonical no comunicado.

Não que aplicativos i386 se tornariam incompatíveis com o Ubuntu de uma hora para outra, mas versões de bibliotecas de 32s bits deixariam de ser fornecidas, o que poderia, por exemplo, ocasionar problemas de compatibilidade em determinados softwares.

Mas as manifestações contrárias foram numerosas e, em alguns casos, bastante enérgicas. O que contribuiu com isso foram os possíveis efeitos colaterais: distribuições e projetos baseados no Ubuntu também passariam a ter restrições para aplicativos de 32 bits, consequentemente.

Dois exemplos notáveis são os do Wine e do Steam. Depois do anúncio da Canonical, desenvolvedores de ambas as plataformas sinalizaram com a intenção de abandonar o suporte ao Ubuntu.

No caso do Steam, Pierre-Loup Griffai, um dos principais desenvolvedores do serviço, declarou que a Valve (você sabe, a dona do Steam) já está considerando direcionar o seu foco para outra distribuição e pensando em formas de amenizar os transtornos para os usuários atuais.

Pelo jeito, a pressão deu certo. Em seu comunicado, a Canonical deu a entender que, com base no feedback obtido, não irá mais encerrar o suporte a pacotes i386, mas permitir que eles sejam aplicados onde for necessário — haverá um trabalho de comunidade para decidir quais são importantes para a manutenção de softwares legados.

A companhia alertou, porém, que pacotes de 32 bits, de modo geral, são pouco usados atualmente e, por isso, passam por testes e correções menos frequentes, situação que aumenta as chances de problemas de segurança surgirem.

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados