Oppo demonstra primeira câmera frontal atrás da tela do celular

Oppo usa tela transparente especial e sensor maior em câmera frontal para selfies; Xiaomi prepara celular com mesma tecnologia

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Oppo e câmera atrás da tela

No início do mês, a chinesa Oppo divulgou um vídeo de sua câmera atrás da tela: ela consegue tirar selfies sem depender de um notch ou mecanismo retrátil no celular. Esta semana, a empresa demonstrou sua tecnologia na feira MWC Shanghai na China, e ela realmente funciona — mas ainda precisa melhorar antes de um lançamento comercial. A Xiaomi também prepara algo semelhante.

A Oppo explica que seu protótipo usa um módulo de câmera personalizado, um material transparente no display, e algoritmos de processamento avançados para “tirar fotos nítidas sem um notch ou câmera motorizada”. Além de tirar selfies, isso permite realizar videochamadas e desbloquear o celular com reconhecimento facial 2D.

A tecnologia USC (Under-Screen Camera) exige um painel personalizado para a tela: os displays atuais têm transparência o bastante para leitores de digital embutidos, mas não para câmeras.

A Oppo diz que o material usado no display atinge um equilíbrio entre permitir que a tela funcione normalmente, e deixar a luz entrar quando necessário. No entanto, como mostram algumas fotos do Engadget Chinese, é possível notar um efeito pixelado na parte superior da tela se você olhar de perto.

Oppo e câmera atrás da tela

Oppo usa sensor maior em câmera frontal atrás da tela

De acordo com a Oppo, o módulo da câmera tem abertura maior para absorver o máximo de luz possível, além de um sensor maior com pixels maiores do que o geralmente usado nos celulares. Isso resulta em uma queda na resolução, exigindo melhorias na nitidez e precisão de cores.

A própria Oppo reconhece que colocar uma tela na frente da câmera acaba reduzindo a qualidade de imagem, devido a problemas como reflexos e distorções de cores. A empresa diz que desenvolveu algoritmos para resolver isso, e afirma que a qualidade está “no mesmo nível dos dispositivos convencionais”.

Oppo e câmera atrás da tela

E quando essa tecnologia chegará aos celulares? A Oppo não revela uma data específica, mas diz que isso ocorrerá “no futuro próximo”. Ela costuma cumprir esse tipo de promessa: em fevereiro, durante a feira MWC em Barcelona, a empresa demonstrou uma câmera com zoom de 10x para smartphone; em abril, isso foi lançado no Oppo Reno.

Este mês, o cofundador da Xiaomi, Bin Lin, também demonstrou uma tecnologia de câmera atrás da tela: neste caso, trata-se de um protótipo do Mi 9 sem notch nem sem câmera retrátil. O lançamento deve ocorrer ainda este ano.

Oppo e câmera atrás da tela

Oppo e câmera atrás da tela

Com informações: The Verge, Engadget.

Receba mais sobre Oppo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados