Cortana aparece na Microsoft Store e pode ser separada do Windows 10

A versão beta da Cortana foi liberada na Microsoft Store dos Estados Unidos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Cortana passou a ser exibida de forma separada da barra de busca do Windows 10 e ganhou novos recursos recentemente. Agora, ela poderá ficar independente do sistema operacional como um todo. Isso porque a Microsoft passou a oferecê-la de forma individual em sua loja de aplicativos.

Segundo o The Verge, a versão beta da Cortana já pode ser baixada na Microsoft Store dos Estados Unidos – no Brasil, o download não está disponível. A mudança indica uma intenção da empresa de oferecer melhorias sem depender de atualizações do Windows 10.

Ao menos em tese, a separação da Cortana permitiria que a Microsoft liberasse novos recursos com mais rapidez. Além disso, a empresa poderia dar mais autonomia aos usuários, que teriam a opção de remover a assistente a qualquer momento.

A Microsoft não confirma que a Cortana será oficialmente separada do sistema operacional. Porém, de acordo com o The Verge, isso poderia acontecer já na versão 19H2 do Windows 10, prevista para ser liberada em outubro.

Em janeiro, a Microsoft anunciou que separaria o ícone da Cortana da barra de buscas do Windows 10 na build 18317. Na ocasião, a empresa afirmou que “isso permitirá que cada experiência inove de forma independente para atender melhor seus públicos-alvo e casos de uso”.

A mesma versão ofereceu outras melhorias limitadas a alguns países. Nos EUA, no Reino Unido, na Índia e na Austrália, a assistente recebeu uma integração com o aplicativo de lista de tarefas Microsoft To-Do.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados