Microsoft desativa backup automático do registro no Windows 10

Parecia bug, mas Microsoft diz que backup do registro foi desativado para poupar armazenamento

Emerson Alecrim
Por

O registro do Windows é um banco de dados que reúne diversas configurações essenciais do sistema operacional e de softwares instalados nele, por isso, uma decisão recente da Microsoft vem causando espanto: as atualizações mais recentes do Windows 10 não fazem mais backup automático do registro.

Windows 10

Por padrão, o backup do registro do Windows era armazenado em C:\ Windows \ System32 \ config \ RegBack. Porém, alguns usuários notaram que, de uns meses para cá, os arquivos dessa pasta passaram a ficar com 0 KB, ou seja, estavam vazios.

Parecia um bug, mas o tempo foi passando e nenhuma correção surgia. Só agora é que o motivo ficou claro: em uma atualização de suas páginas de ajuda, a Microsoft explica que, desde o update 1803, o Windows 10 não faz mais backup automático do registro.

A explicação da companhia? Reduzir o tamanho do espaço em disco ocupado pelo sistema operacional. Essa é uma justificativa que até faz sentido, mas apenas para computadores com pouco espaço de armazenamento: o backup pode ocupar algumas centenas de megabytes (no meu caso, menos de 500 MB).

Seja como for, a Microsoft destaca que, para o usuário recuperar um estado anterior do registro do Windows 10, deverá recorrer a um ponto de restauração do sistema operacional.

Para quem faz questão de manter os backups regulares do registro, há uma saída: a Microsoft apenas desativou o procedimento, mas a ferramenta de backup foi mantida.

Só que reativá-la dá um pouco de trabalho. Para começar, digite regedit na barra de pesquisa do Windows e, quando o Editor do Registro abrir, faça o seguinte caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Session Manager \ Configuration Manager

Ali, crie uma entrada DWORD (32 bits) de nome EnablePeriodicBackup e modifique o seu valor para ‘1’.

Editor de Registro do Windows

Reinicie o computador. Depois disso, o Windows 10 ativará novamente o backup automático do registro. Para se certificar disso, digite Agendador de Tarefas no campo de pesquisa do Windows e vá em Biblioteca do Agendador \ Microsoft \ Windows \ Registry.

Uma entrada de nome RegIdleBackup deverá estar por lá. Se você notar que mesmo assim o backup não foi feito, uma opção é clicar nessa entrada e, em Disparadores e Novo, configurar uma periodicidade para o backup (mensal costuma estar de bom tamanho).

Agendador de Tarefas do Windows

Com informações: Bleeping Computer.

Relacionados

Relacionados