Xiaomi mostra novo Mimoji e ameaça processo por comparação à Apple

Xiaomi ameaça processo judicial contra blogueira na China que apontou semelhanças entre Mimoji e Apple Memoji do iPhone

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi Mimoji

O Xiaomi CC9 será lançado na terça-feira (2) e a fabricante vem adiantando alguns detalhes dessa linha de celulares voltada para jovens: por exemplo, o Mimoji permite fazer um avatar tridimensional para tirar fotos e gravar vídeos. Uma blogueira na China notou que o recurso é parecido com o Memoji da Apple. Isso causou uma comoção enorme, e a fabricante ameaçou abrir um processo judicial para lidar com a acusação.

Em 2018, a Xiaomi anunciou o Mi 8 com um recurso chamado Mimoji: eram avatares de animais — como urso panda, raposa e o coelho mascote da empresa — que acompanhavam os movimentos do seu rosto. Era algo bem semelhante ao Animoji do iPhone X, lançado no ano anterior; havia até um Mimoji de cocô, assim como no celular da Apple.

Esse recurso chegou a outros celulares, mas perdeu popularidade e foi esquecido. A Xiaomi então decidiu retomá-lo para a linha CC9, focada em câmeras. Trata-se de um novo Mimoji: ele permite criar um avatar de você mesmo, escolhendo entre 165 opções de personalização. É possível então tirar fotos, gravar vídeos e até mesmo inserir o avatar em pinturas famosas.

Xiaomi Mimoji

Xiaomi nega plágio após comparação com Apple

A blogueira @机机少女 (algo como “Garota-máquina”), que comenta notícias de tecnologia na rede social Weibo, notou as semelhanças entre o novo Mimoji e o Memoji da Apple. Ela mostra em algumas imagens como os avatares ficam parecidos nas duas plataformas:

Apple Memoji vs Xiaomi Mimoji

Apple Memoji vs Xiaomi Mimoji

Isso causou uma forte reação nas redes sociais: alguns diziam que a Xiaomi plagiou a Apple; outros lembram que o Mimoji consegue detectar seu rosto para gerar automaticamente o avatar, enquanto o Memoji do iPhone requer um processo manual.

A Xiaomi respondeu com um comunicado enorme no Weibo. Após realizar uma análise interna, ela declarou: “estamos convencidos de que nossos Mimoji não plagiam outros avatares, incluindo os da Apple”. A empresa convidou a blogueira para mostrar a fonte dos Memojis usados na comparação, sugerindo que eles poderiam ter sido criados em outro aplicativo.

Além disso, a Xiaomi afirma que “respeita muito os direitos de propriedade intelectual e tem tolerância zero ao plágio dentro da empresa”. Se realmente houvesse plágio, ela iria “pedir desculpas publicamente e lidar com isso seriamente — incluindo demitir a pessoa responsável”.

Mas, se o plágio não puder ser provado, “buscaremos suas responsabilidades legais por meio de canais judiciais” devido aos “rumores maliciosos”.

Xiaomi Mimoji

Xiaomi ameaça processo judicial por acusação de plágio

Xu Jieyun, gerente geral de relações públicas da Xiaomi, também mencionou no Weibo a ameaça de processo: “se descobrirmos que estamos errados, pediremos desculpas publicamente… se este não for o caso, será que as pessoas que espalharam rumores pedirão desculpas e assumirão a responsabilidade legal?”.

Em outro post, Xu afirma que está esperando provas da blogueira que comprovem o plágio. “Se a outra parte declarar expressamente que não vai fornecer isso, ou se estivermos convencidos de que a outra parte não o fornecerá, será tomado o próximo passo.”

A blogueira disse: “eu ainda não entendo o que fiz de errado para sofrer um ataque desses… eu só postei uma comparação e é verdade, a Xiaomi é assim. Estou sem saber o que fazer, eu costumava gostar da Xiaomi antes, mas não vou mencioná-la mais!”.

Xiaomi Mimoji

Com informações: Gizmochina.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados