Compaq ainda existe e lança Presario CQ-A1, um all-in-one com Intel Optane

Compaq Presario CQ-A1 tem tela full HD de 23,8 polegadas e preço sugerido de R$ 2.999.

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Compaq Presario CQ-A1

Você se lembra da Compaq? Ela ainda existe e continua lançando computadores no Brasil. O mais recente foi anunciado nesta semana: trata-se do novo Presario CQ-A1, um all-in-one que tem como diferencial uma memória Intel Optane de 16 GB.

Aqui, vale uma rápida recapitulação: a Compaq foi criada nos anos 1980 e, em 2002, foi incorporada pela HP, que lançou desktops e notebooks com a marca até 2013.

Nos meses seguintes, a HP passou a licenciar a marca Compaq. É aqui que a GlobalK entra nessa história: desde 2014 que a companhia tem autorização da HP para lançar computadores no Brasil com o selo Compaq.

Como já dito, o Compaq Presario CQ-A1 é o lançamento mais recente. O all-in-one traz, por padrão, tela full HD de 23,8 polegadas, processador Intel Core i3 (modelo ainda não especificado), 4 GB de RAM, HD de 500 GB, sistema operacional Windows 10, além de acabamento externo em alumínio.

Compaq Presario CQ-A1

Na ausência de um SSD, a memória Optane de 16 GB acelera o acesso a determinados recursos e proporciona um pouco mais de desempenho geral. Grosso modo, ela funciona aqui quase como uma intermediária entre o HD e a memória RAM.

De acordo com a Compaq, o Presario CQ-A1 vai ser lançado neste mês, quando então conheceremos as especificações completas. O equipamento terá preço sugerido de R$ 2.999.

Compaq Presario CQ-A1

A companhia mantém as suas linhas de notebooks e desktops. Todos esses produtos têm custo baixo ou mediano. É uma decisão deliberada: em 2017, a GlobalK explicou ao Tecnoblog que, para crescer no Brasil, optou por lançar apenas computadores Compaq com preço acessível (pelo menos na comparação com marcas mais reconhecidas).

Parece que a estratégia vem funcionando. A Compaq fechou 2018 com 5% de crescimento no mercado brasileiro em relação ao ano anterior. Em 2019, a empresa espera crescer em torno de 15%.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados