Marriott é multada em R$ 470 milhões por vazamento de dados de hóspedes

Para autoridade britânica, a Marriott não fez investigações suficientes ao comprar a Starwood

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 5 meses
Marriott

O vazamento de dados de 339 milhões de hóspedes dará um grande prejuízo à rede de hoteis Marriott. O Information Commissioner’s Office (ICO), órgão britânico que trata da privacidade dos usuários, informou que multará a empresa em 99,2 milhões de libras esterlinas, equivalente a R$ 470 milhões.

Em nota, o ICO afirmou que a Marriott violou o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês). As investigações apontaram que a companhia não realizou realizou investigações suficientes ao comprar a Starwood, rede de hoteis de onde os dados vazaram.

Para as autoridades, a Marriott “deveria ter feito mais para proteger seus sistemas”. O vazamento no banco de dados da Starwood, que abrange 11 marcas de hotéis, como Sheraton, Four Points, W Hotels, Westin e Le Méridien, começou em 2014.

A rede foi comprada pela Marriott em 2016, mas o caso foi revelado apenas em novembro de 2018. Do total de hóspedes, 30 milhões estão no grupo de países da Área Econômica Europeia, sendo 7 milhões apenas no Reino Unido.

“Dados pessoais têm um valor real, então as organizações têm o dever legal de garantir sua segurança, assim como fariam com qualquer outro ativo”, diz a comissária de informação, Elizabeth Denham. “Se isso não acontecer, não hesitaremos em tomar medidas firmes quando necessário para proteger os direitos do público”.

A Merriott afirma ter ficado desapontada com o anúncio dos planos da autoridade britânica. A rede de hotéis lembra que tem o direito de responder ao ICO antes que uma ordem definitiva seja tomada e adianta que contestará a decisão.

“Lamentamos profundamente que este acidente tenha acontecido”, diz o CEO da Marriott, Arne Sorenson. “Levamos a privacidade e a segurança das informações dos hóspedes muito a sério e continuamos a trabalhar arduamente para atender ao padrão de excelência que nossos clientes esperam da Marriott.

Com informações: Engadget, ICO, Marriott.

Receba mais sobre Marriott na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados