Nintendo Switch original terá novo processador e memória

Atualização do registro no FCC pode indicar uma versão do Switch original com mais memória interna

André Fogaça
Por
• Atualizado há 6 meses
Nintendo Switch

Ontem (10) a Nintendo anunciou oficialmente a primeira variante do Nintendo Switch, que tem nome de Switch Lite e é uma versão com menos recursos e voltada apenas para a jogatina móvel do console da Big N. De acordo com um registro feito na FCC (Anatel dos Estados Unidos), a empresa japonesa também prepara uma atualização do modelo original com alteração no processador e memória interna.

O registro foi feito no dia 2 de julho deste ano e solicita alteração para um registro feito anteriormente, em dezembro de 2016 e que é o Nintendo Switch original. A alteração solicitada fala sobre mudanças no tipo de SoC (System on a Chip, que é o chip onde ficam o processador e placa gráfica do console) e no tipo de memória NAND. O documento ainda afirma que as duas mudanças trarão uma nova placa interna.

Isso pode significar que o modelo original, que é um híbrido de console de mesa e portátil, pode ganhar incrementos no chip da Nvidia que tem embarcado, além de nova opção de memória interna. Atualmente o Switch utiliza uma versão modificada do Tegra X1 da Nvidia e vem com apenas 32 GB de espaço interno.

Registro da Nintendo no FCC
Registro alerta para mudanças no SoC e memória interna

Como o documento solicita uma alteração no registro do Switch original, pode ser que este seja apenas uma atualização do modelo já no mercado, sem mudar de nome ou de versão. Existem rumores sobre um Nintendo Switch com o processador Tegra X2 da mesma fabricante, que tem maior velocidade no processador e o dobro da banda utilizada pela memória, mas mantendo basicamente a mesma GPU e os núcleos A57 do X1.

Pode ser este que o Tegra X2 apareça neste novo modelo, ou então ele está reservado para o suposto Switch Pro. Meu palpite é que a atualização do Nintendo Switch original serve para trazer uma opção do console com mais memória interna, além de melhorias no processador para que ele alcance a hora extra de bateria que tem o Switch Lite.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Switch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados