Google admite que funcionário vazou gravações de áudio do Assistente

Google confirma que especialistas transcrevem áudios e diz que um deles violou políticas de segurança e vazou informações

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Mack Male/Flickr

Após a polêmica divulgada pelo site belga VRT NWS, em que o Google estaria pagando funcionários para transcrever áudios do Google Home, a empresa se pronunciou sobre o caso afirmando que um dos especialistas linguísticos parceiros violou as políticas de segurança e vazou dados confidenciais holandeses.

Primeiramente, o Google confirmou que estabelece parcerias com especialistas ao redor do mundo para transcrever e analisar uma porção do áudio para ajudar a entender aquele idioma e suas nuances linguísticas. E que esse é um processo crítico que ajuda a empresa a construir produtos melhores como o Assistente.

Depois disso, a companhia disse que um dos revisores de conteúdo do Google Assistante vazou essas informações, violando as políticas de segurança. “Nossas equipes de segurança e privacidade foram acionadas neste caso. Faremos uma análise rigorosa para impedir que condutas como esta ocorram de novo”, citou em nota.

Google ouve conversas que não são comandos

O conteúdo analisado na reportagem do VRT NWS incluía também conversas entre pais e filhos, além de ligações em que se discutiam informações privadas, isto sem o Google Assistente ter sido ativado. Segundo o veículo, a única ordem do Google aos especialistas era de registrar números e senhas como informações sensíveis.

Já o Google afirma que os especialistas revisam apenas 0,2% do áudio coletado e esses fragmentos não têm identificação de conta, ou seja, não são associados às pessoas responsáveis pelo comando. Quanto às outras conversas, a empresa diz que os especialistas são orientados a não transcrever nenhum outro conteúdo que não seja direcionado ao Assistente.

Entretanto, o Google reconhece que podem haver falsos acionamentos do comando “Ok Google”, ativando o Assistente mesmo com conversas de plano de fundo e enviando os dados para os servidores da empresa. O Google informou que trabalha com várias proteções para que isso não ocorra na casa dos usuários.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados