Vendas de PCs crescem no mundo com ajuda do Windows 10
As duas listas contam com empresas em posições semelhantes, mas divergem da participação de mercado da Apple
O mercado de PCs demonstrou alguma recuperação nas vendas durante o segundo trimestre deste ano, de acordo com relatórios das consultorias IDC e Gartner. Ambas as empresas apontam as melhorias no Windows 10 como responsáveis pelo número positivo.
- Windows 10 recebe notificações de celulares Android em mais PCs
- PCs da Dell têm falha de segurança em software pré-instalado no Windows
Este crescimento acontece depois de seis anos de quedas nas vendas, além de não ter sofrido com a guerra comercial entre o governo Trump e a China. Porém, mesmo com um cenário imune, os dois relatórios apontam prováveis problemas nos próximos trimestres, já que a grande maioria das marcas de computadores fabricam seus produtos na China.
As listas das duas consultorias colocam a PCs com Windows 10 da Lenovo em primeiro lugar, com 25% de participação de mercado global, seguida da HP com 22% para a Gartner e 23% para a IDC, para então o terceiro lugar com a Dell que registrou 16,9% para a Gartner e 17,9% para a IDC.
O curioso é que as duas listas divergem sobre a atual presença dos computadores da Apple no mundo, já que enquanto a IDC contou 6,3% de participação de mercado para a empresa da maçã, a Gartner apontou 5,9% e a diferença entre as duas fez a posição no ranking ser diferente. Na IDC a Apple ocupa a quinta posição, perdendo para a Acer e seus 6,6%, enquanto que na Gartner ocupa a quarta colocação, passando a mesma Acer em meio ponto percentual.
A única que apresenta a sexta posição é a Gartner, ocupada pela Asus com apenas 4,9% de todo o mercado mundial de PCs.
Com informações: VentureBeat.