YouTube lança assinaturas mais caras e adesivos animados para canais

YouTube acredita que novas ferramentas devem impulsionar receita de criadores; empresa também lançou Playlists de Aprendizado

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube / i-m-nik / Unsplash

O YouTube lançou nessa quinta-feira (11), durante a conferência para criadores VidCon, novas ferramentas para monetização do conteúdo dos produtores. Os recursos incluem o Super Stickers, para adesivos no chat, novos níveis de assinatura e expansão das parcerias para venda de produtos direto da plataforma.

Assim como funciona o Super Chat, os adesivos poderão ser comprados durante transmissões ao vivo ou premieres. Eles ficarão fixados no topo do chat, destacando-se das demais conversas. Basicamente você paga para que o youtuber veja sua mensagem.

Os chamados Super Stickers virão com uma variedade de estilos e categorias como jogos, moda, beleza, música, esportes; eles também estarão em diferentes idiomas, para funcionar com mais públicos.

Super Stickers

O Google afirma que mais de 90 mil canais já receberam o Super Chat e que algumas transmissões ao vivo chegaram a fazer 400 dólares por minuto (!). Essa é a principal forma de receita de transmissões no YouTube, de aproximadamente 20 mil canais, um crescimento de 65% em relação ao ano passado, de acordo com a empresa.

A assinatura do canal, que funciona como uma campanha de financiamento coletivo para o criador (mas sem sair do YouTube), cobra uma taxa de U$ 4,99 para dar acesso a emblemas, emojis e conteúdo especial do produtor de conteúdo.

Agora, as assinaturas poderão ter até cinco níveis: quanto mais cara a mensalidade que o usuário paga, mais “brindes” ele recebe do youtuber. De acordo com a plataforma, após testar os níveis de assinatura em alguns canais, a receita deles com a modalidade aumentou seis vezes.

O YouTube também fechou parcerias com outras cinco empresas para impulsionar a venda de produtos do criador dentro do site. Antes, o contrato era só com a Teespring; Crowmade, DFTBA, Fanjoy, Represent e Rooster Teeth são as novas plataformas para venda.

Playlists de conteúdo educacional e apoio a causas sociais

As Playlists de Aprendizado permitirão que o usuário foque no conteúdo que ele busca para, de fato, aprender. Elas poderão ser estruturadas em torno de um conceito, com uma divisão de capítulos que poderão ir do básico ao avançado.

Além de uma nova aparência, que deve ajudar a ver qual o próximo conteúdo daquele vídeo, o YouTube também esconderá a barra lateral de recomendados, dando mais foco ao conteúdo do canal.

Playlists de Aprendizado

No ano passado, a empresa começou a testar o YouTube Giving. Agora, a ferramenta está saindo do beta para criadores dos Estados Unidos. Basicamente, o recurso é disponibilizado em transmissões ao vivo para levantar fundos para causas sociais. É semelhante ao Super Chat, com a diferença de que o dinheiro tem outro destino.

YouTube Giving

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados