Início / Notícias / Internet /

Facebook patenteia recurso que oculta comentários sem autor perceber

O Facebook espera dar, aos usuários que tiveram comentários removidos, menos incentivos para que eles enviem spam

Victor Hugo Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Facebook patenteou na terça-feira (16) um método que oculta conteúdo impróprio da plataforma sem o autor perceber. Conhecido como shadowbanning, ele torna certos comentários invisíveis para todos os usuários, menos para quem os escreveu.

A patente deverá ajudar os moderadores de páginas. Isso porque a rede social deverá oferecer “menos incentivos ao usuário que comentou para enviar spam à página ou tentar contornar filtros do sistema de rede”, como indica o documento.

Facebook / Con-karampelas / Unsplash

Segundo o Facebook, o comentário ainda aparecerá para o usuário, mas poderá ter sua distribuição reduzida ou ficar completamente oculto para outras pessoas. Isso acontecerá se o texto contar com palavras proibidas pela página.

A remoção de comentários sem que o autor perceba também prevê a possibilidade de contar com a ajuda de moderadores humanos ou de aprendizado de máquina. O método ajudará a remover “comentários extremamente negativos, racistas ou depreciativos”, por exemplo.

Esta não é a primeira medida adotada pelo Facebook para evitar a publicação de comentários ofensivos. O Instagram, outra rede social da empresa, passou a usar inteligência artificial para verificar se uma mensagem é ou não ofensiva.

Caso perceba algo impróprio, a plataforma sugere que o autor desfaça o comentário. A rede social anunciou ainda um recurso para restringir contas, que funciona de forma bem parecida com o shadowbanning.

O recurso permite impedir interações de algumas contas, mas não é tão rígido quanto o bloqueio. Ele faz os comentários serem vistos, por padrão, apenas para o autor. O conteúdo só fica disponível aos demais caso seja aprovado do dono do perfil.

Com informações: Gizmodo.