Facebook patenteia recurso que oculta comentários sem autor perceber

O Facebook espera dar, aos usuários que tiveram comentários removidos, menos incentivos para que eles enviem spam

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook / Con-karampelas / Unsplash

O Facebook patenteou na terça-feira (16) um método que oculta conteúdo impróprio da plataforma sem o autor perceber. Conhecido como shadowbanning, ele torna certos comentários invisíveis para todos os usuários, menos para quem os escreveu.

A patente deverá ajudar os moderadores de páginas. Isso porque a rede social deverá oferecer “menos incentivos ao usuário que comentou para enviar spam à página ou tentar contornar filtros do sistema de rede”, como indica o documento.

Segundo o Facebook, o comentário ainda aparecerá para o usuário, mas poderá ter sua distribuição reduzida ou ficar completamente oculto para outras pessoas. Isso acontecerá se o texto contar com palavras proibidas pela página.

A remoção de comentários sem que o autor perceba também prevê a possibilidade de contar com a ajuda de moderadores humanos ou de aprendizado de máquina. O método ajudará a remover “comentários extremamente negativos, racistas ou depreciativos”, por exemplo.

Esta não é a primeira medida adotada pelo Facebook para evitar a publicação de comentários ofensivos. O Instagram, outra rede social da empresa, passou a usar inteligência artificial para verificar se uma mensagem é ou não ofensiva.

Caso perceba algo impróprio, a plataforma sugere que o autor desfaça o comentário. A rede social anunciou ainda um recurso para restringir contas, que funciona de forma bem parecida com o shadowbanning.

O recurso permite impedir interações de algumas contas, mas não é tão rígido quanto o bloqueio. Ele faz os comentários serem vistos, por padrão, apenas para o autor. O conteúdo só fica disponível aos demais caso seja aprovado do dono do perfil.

Com informações: Gizmodo.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados